Início Mundo Dia Internacional realça jovens na construção de sistemas educativos inclusivos

Dia Internacional realça jovens na construção de sistemas educativos inclusivos


Da redação

No Dia Internacional da Educação, celebrado neste sábado, a iniciativa Educação Não Pode Esperar (ECW, na sigla em inglês) destacou o papel central dos jovens na reconstrução dos sistemas educacionais em situações de crise. Segundo a ONG internacional, os jovens são parceiros essenciais na co-criação do futuro da educação, especialmente em contextos marcados por emergências humanitárias.

Atualmente, cerca de 234 milhões de crianças e adolescentes em todo o mundo necessitam urgentemente de acesso a uma educação de qualidade, número que aumenta com a intensificação de conflitos, agravos de desastres climáticos e deslocamentos forçados. O ECW enfatiza que a liderança jovem contribui diretamente para iniciativas em campos de refugiados e para a formulação de políticas dentro do Grupo de Direção de Alto Nível e no Comitê Executivo do fundo.

A educação de meninas no Afeganistão é um dos grandes desafios citados: há quatro anos, alunas seguem impedidas de estudar além do ensino primário. No Kivu do Norte (República Democrática do Congo), só 59% das crianças em idade escolar frequentam a escola; já na Somália e no Sudão, menos de quatro em cada dez têm acesso à educação.

O ECW, entidade apoiada pela ONU, já beneficiou mais de 14 milhões de crianças e adolescentes em situação de crise, com ações que vão desde a promoção da educação infantil até apoio psicossocial, alimentação escolar e inclusão de pessoas com deficiência. Organizações locais, lideradas por jovens, mulheres, refugiados e pessoas com deficiência, são consideradas fundamentais para o sucesso dessas iniciativas.

O diretor da ECW, Graham Lang, alerta para o custo elevado da ausência de investimentos em educação em crises. Ele defende que a educação é um investimento estratégico, não um gasto, e pede apoio público e privado para alcançar US$ 600 milhões até 2026, visando atender 10 milhões de crianças e jovens afetados por crises até 2030.