Início Esporte Dirigente do Palmeiras rebate Dorival sobre estrangeiros: “Não é hora de falar”

Dirigente do Palmeiras rebate Dorival sobre estrangeiros: “Não é hora de falar”


Da redação

O diretor de futebol do Palmeiras, Anderson Barros, rebateu as declarações do técnico do Corinthians, Dorival Júnior, sobre a redução do número de estrangeiros no futebol brasileiro. Em entrevista ao site GE nesta sexta-feira, Barros afirmou que não é o momento para discutir a questão e criticou a retomada do debate, lembrando que, há apenas dois anos, a CBF ampliou o limite de jogadores estrangeiros por clube.

“Com todo o respeito que eu tenho pelo Dorival Júnior, não é hora de falar sobre redução de estrangeiros no futebol brasileiro. Há apenas dois anos, os clubes aprovaram uma mudança importante, aumentando as vagas disponíveis para atletas que vêm do exterior. Temos de respeitar as regras e os contratos vigentes. Senão vira uma bagunça”, declarou Anderson Barros.

A discussão foi levantada por Dorival após a vitória do Corinthians sobre o Athletico, quando o treinador afirmou que a geração de jogadores brasileiros pode ser prejudicada pela presença de muitos estrangeiros, citando o exemplo da Itália. Pelo regulamento atual, cada equipe pode inscrever até nove estrangeiros por partida.

Barros lembrou a passagem de Miguel Merentiel, cedido pelo Boca Juniors ao Palmeiras em 2023; o clube precisou liberar o atleta por conta do limite baixo da época. “Menos de um mês depois, a regra mudou e as vagas aumentaram de cinco para sete. Se essa mudança tivesse ocorrido de forma planejada, teríamos tomado outra decisão em relação àquele atleta”, recordou.

Atualmente, o Corinthians conta com seis estrangeiros no elenco, enquanto o Palmeiras tem sete, incluindo o recém-contratado Jhon Arias. O tema foi pauta no Conselho Arbitral da Série A no fim de 2023 e deve voltar a ser debatido nos próximos meses.