Início Distrito Federal Distrito Federal oficializa primeiro Centro de Estudos em Autismo do Centro-Oeste

Distrito Federal oficializa primeiro Centro de Estudos em Autismo do Centro-Oeste


Da redação

O primeiro Centro de Estudos nos Transtornos do Espectro Autista (Cetea) da região Centro-Oeste foi criado oficialmente nesta quarta-feira, 3 de julho, no Distrito Federal. A iniciativa, fruto da Escola de Saúde Pública do DF e da Secretaria de Saúde, visa qualificar a assistência a pacientes com TEA e suas famílias.

O Cetea atuará promovendo pesquisas e integrando ensino, serviço e comunidade. Estudantes e residentes participarão do acolhimento de pessoas com TEA, ampliando a formação em saúde e estimulando práticas inovadoras de cuidado. A proposta envolve direta colaboração com instituições já consolidadas na área da saúde mental do Distrito Federal.

Entre os parceiros do novo Centro estão o Centro de Referência Especializado em Autismo (Cretea), o Centro de Orientação Médico Psicopedagógica (Compp) e os Centros de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (Capsi). Essa estrutura de cooperação busca fortalecer a rede de atendimento e promover a troca de experiências entre profissionais.

De acordo com a portaria publicada no Diário Oficial do Distrito Federal, a oficialização do Cetea marca uma nova etapa nas ações voltadas ao autismo em território local. O objetivo central é ampliar o acesso a intervenções qualificadas e fomentar pesquisas que ampliem o conhecimento sobre o Transtorno do Espectro Autista.

A vice-governadora Celina Leão destacou que o Cetea expressa o compromisso do Governo do Distrito Federal “com a excelência”. Para ela, a novidade tem potencial para consolidar o DF como referência em pesquisas, além de aprimorar a inclusão social de pessoas com TEA e suas famílias por meio da integração entre ensino, serviço e comunidade.

A criação do Cetea foi formalizada pela Portaria nº 47, publicada nesta quarta-feira no Diário Oficial. O projeto conta com o apoio da Vice-Governadoria e tem suas atividades vinculadas à Escola de Saúde Pública do DF e à Secretaria de Saúde, reforçando políticas públicas voltadas ao atendimento especializado.