Da redação
Conversas entre Ibaneis Rocha, ex-governador do Distrito Federal, e Daniel Vorcaro, banqueiro, registradas em documentos judiciais, indicam que ambos trataram de questões ligadas à tentativa de aquisição do Banco Master pelo Banco de Brasília (BRB). Os contatos ocorreram durante as negociações da operação, segundo registros extraídos do celular de Vorcaro.
O conteúdo dessas comunicações coloca em dúvida a versão apresentada por Rocha, que afirmou não ter participado diretamente das tratativas, enquanto Vorcaro declarou que os dois conversaram sobre o negócio. As mensagens também questionam a tese de que Paulo Henrique Costa, então presidente do BRB, teria conduzido sozinho a negociação, pois mostram interlocução direta entre Rocha e Vorcaro durante o processo.
À época, Celina Leão ocupava a vice-governadoria, mas, conforme relatos de interlocutores, não fazia parte do projeto sucessório do governador, que preferia Costa como seu sucessor. Também foi registrado que, em comício realizado em Ceilândia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva associou a crise no BRB à ligação entre Rocha e Vorcaro, dizendo: “Quem quebrou o BRB foi a ligação do Ibaneis com Vorcaro, do Banco Master. O BRB comprou títulos que não existiam: R$ 12 bilhões”.
Ainda durante o período de avanço nas negociações entre BRB e Banco Master, a Ibaneis Advocacia e Consultoria, de Rocha, firmou contrato com o Reag Legal Claims, fundo vinculado à Reag, posteriormente investigada pela Polícia Federal e liquidada pelo Banco Central por “graves violações” ao Sistema Financeiro Nacional. A relação comercial entre BRB e Banco Master e seus desdobramentos passaram a ser apurados no Supremo Tribunal Federal e envolvem documentos e movimentações do ano de 2024.





