Eleitores de vinte e cinco municípios brasileiros voltam às urnas para escolher novos prefeitos

urna-biometrica-cadastramentoEm Santa Catarina será testada uma nova tecnologia para auxiliar na contagem de votos.

Vinte e cinco municípios brasileiros não tiveram a concretização da posse de seus prefeitos eleitos nas eleições de 2012. Apontados com irregularidades, esses candidatos eleitos foram barrados pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) por meio da Lei da Ficha Limpa. Novas eleições ocorrerão nos dias 3 de março e 7 de abril.

Segundo o TSE, nos municípios onde o candidato eleito em 2012 recebeu menos de 50% dos votos, o segundo mais votado recebe o título de prefeito. Já em locais onde o escolhido recebeu mais de 50% dos votos válidos, o poder deve ser assumido pelo presidente da Câmara Municipal, até que um novo pleito seja feito.

Na última quarta-feira (27), teve início, em Minas Gerais, o prazo para realização de convenções partidárias para a escolha de candidatos a prefeitos e vice-prefeitos que disputarão as eleições no dia 07 de abril, nas seguintes cidades: Diamantina, Biquinhas, São João do Paraíso e Cachoeira Dourada. O requerimento com o registro dos candidatos deverá ser entregue até o dia 08 de março.

Em Criciúma (SC), será utilizada uma nova tecnologia que pretende agilizar o processo de totalização dos votos. Esta nova tecnologia, chamada de “Projeto Apuração Ágil”, consiste em transferir as informações da memória da urna eletrônica para um celular, que as enviará diretamente para o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), responsável pela aplicação da tecnologia. A Secretaria de Tecnologia da Informação do TRE-SC garante total segurança no processo. Nos demais locais do estado de Santa Catarina, a apuração será feita pelo método tradicional.

Veja a lista completa dos municípios onde haverá novas Eleições para Prefeitos, em março e abril:

ELEIÇÕES PARA PREFEITOS – DIA 3 DE MARÇO DE 2013
Erechim (RS)
Eugênio de Castro (RS)
Novo Hamburgo (RS)
Sidrolândia (MS)
Camamu (BA)
Balneário Rincão (SC)
Campo Erê (SC)
Criciúma (SC)
Tangará (SC)
Bonito (MS)

ELEIÇÕES PARA PREFEITOS – DIA 7 DE ABRIL DE 2013
Pedra Branca do Amapari (AP)
São João do Paraíso (MG)
Biquinhas (MG)
Diamantina (MG)
Cachoeira Dourada (MG)
Joaquim Távora (PR)
Serra do Mel (RN)
Muquém do São Francisco (BA)
Caiçara do Rio do Vento (RN)
Coronel Macedo (SP)
Eldorado (SP)
Fernão (SP)
Tucunduva (RS)
Vacaria (RS)
Sobradinho (RS)

Fonte: G1 / O Globo / TRE-SC / TRE-MG / Prefeitos e Governantes

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui