Emaranhamento quântico é usado como combustível em experimento na China

- Publicidade -


De acordo com informações do site South China Morning Post, um grupo de cientistas chineses criou um motor quântico capaz de ser abastecido a partir de um tipo de ‘combustível de emaranhamento quântico’. A nova pesquisa faz parte dos esforços da Academia de Inovação em Ciência e Tecnologia de Medição de Precisão da Academia Chinesa de Ciências.

No emaranhamento quântico, dois fótons podem estar separados por grandes distâncias, mas continuam conectados e se comunicam entre si mais rápido do que a luz — o efeito é o mesmo, seja em uma distância de 10 metros ou de 500 milhões de quilômetros. Os cientistas afirmam que aproveitaram o estado de emaranhamento e utilizaram a reação como um tipo de combustível para alimentar o motor de tecnologia quântica.

Comumente, um motor normal opera com combustão convencional, como em carros e aviões, mas o motor quântico utiliza lasers para transicionar as partículas entre estados quânticos.

Assim, a luz dos lasers é convertida em energia cinética. Teoricamente, esse tipo de tecnologia pode ultrapassar o limite potencial energético da termodinâmica clássica.

“O destaque do nosso estudo é a primeira realização experimental de um motor quântico com características emaranhadas. [Ele] verificou quantitativamente que o emaranhamento pode servir como um tipo de ‘combustível. Escolhemos os estados emaranhados de dois íons giratórios como substância de trabalho, com [seus] modos vibracionais atuando como carga. Através de ajustes precisos de frequência, amplitude e duração do laser, os íons passaram de seus estados puros iniciais para altamente emaranhados estados”, disse um dos autores do novo estudo, Zhou Fei, ao site SCMP.

O motor de emaranhamento quântico pode alimentar um carro?

Como tem potencial para superar as limitações da termodinâmica clássica, a nova tecnologia também poderia alimentar grandes computadores quânticos. Os pesquisadores afirmam que talvez esses motores quânticos não possam armazenar grandes quantidades de energia como em baterias de carro, contudo, podem fornecer quantidades ligeiramente mais elevadas de uma vez.

Os cientistas apontam que este é o primeiro estudo experimental que verificou a usabilidade do emaranhamento quântico como combustível em um motor (imagem). Os cientistas apontam que este é o primeiro estudo experimental que verificou a usabilidade do emaranhamento quântico como combustível em um motor (imagem). Fonte:  SCMP / Handout 

A pesquisa dos cientistas chineses possibilita novas perspectivas sobre o uso da tecnologia quântica. Porém, ainda é necessário realizar mais experimentos para compreender o tema em sua totalidade. Ao todo, os pesquisadores do artigo realizaram mais de 10 mil experimentos com o motor quântico.

“Medimos o quão bem o motor funciona observando duas coisas: eficiência de conversão, que é quantas vibrações (fônons) ele produz para cada pedaço de luz (fótons) que usa, e eficiência mecânica, que é a quantidade de energia que usamos. pode realmente usar em comparação com toda a energia que emite. Isso indica que o emaranhado quântico, apesar de seu mecanismo misterioso para os físicos, atua como um ‘combustível’ em motores quânticos”, Zhou explica.

Gostou do conteúdo? Então, fique por dentro de mais notícias sobre Ciência aqui TecMundo. Se desejar, aproveite para entender os mistérios do universo quântico e a descoberta dos fótons por Albert Einstein. Até a próxima!



Fonte: TecMundo

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui