Entrevista com Guarda Jânio, sua história e seu futuro político

guarda janioSG- O senhor foi candidato em 2002, 2006 e 2010, quantos votos você obteve em cada eleição e qual foi a sua participação nestes governos?

GJ- Em 2002 foram 3.310 votos, em 2006, 6.441 votos e em 2010, 13.735 votos.

O único governo que participei foi o atual, fui vice-presidente do Ceasa em 2011.

A verdade é que a maioria dos partidos usam candidatos simples e sem condições financeiras como eu. A vaidade política é muito grande, durante o processo eleitoral você é paparicado, e então eles usam todas as armas para eleger seus preferidos e depois se esquecem daqueles que deram votos para a legenda. Um Deputado me disse que não me daria espaço, que eu era um concorrente político, este é o valor que temos.

SG- Na Ceasa, quais foram às principais conquistas durante sua gestão?

GJ- Tive um enorme aprendizado na gestão publica, pois trabalhei com um bom técnico.

Na área política meus ensinamentos cristãos foram essências, minha humildade foi testada a flor da pele, com os meus quase 14 mil votos ocupei o cargo de vice-presidente, quando o presidente teve pouco menos de 2 mil votos.

As principais conquistas da Ceasa na gestão de 2011 foram:

1- A retomada da Ceasa que estava em liquidação e nas mãos de empresários irregulares;

2- O cumprimento das determinações do ministério publico e do tribunal de contas do DF, que há anos vinham sendo empurrados com a barriga;

3- Regularização dos boxes, a maioria tinha permissão de uso vencida há muitos anos;

4- Redução da inadimplência dos permissionários de 20% para 5% e depois das medidas apresentadas chegamos a 0%;

5- Alugamos os container´s de lixo, trazendo receita para a Ceasa.

6- Reduzimos os investimentos de vigilância e de limpeza através de um pregão. Conseguimos uma economia de aproximadamente 100 mil reais por mês;
7- Realizamos o primeiro concurso público da Ceasa em 40 anos;

8- Aquisição de computadores próprios. Todos os computadores eram emprestados da secretaria de agricultura;

9- O pagamento dos funcionários da Ceasa tinha a ajuda da secretaria de agricultura, cortamos alguns cargos e com as outras medidas assumimos os custeios de todos os funcionários da Ceasa.

10- Investimos 2 milhões na Ceasa;

11- Adquirimos um caminhão de lixo, máquina de varredura, 80 container´s (substituímos os alugados e passamos a alugar), fizemos uma subestação de energia e uma cobertura que era uma reivindicação dos usuários da Ceasa.

12- Cadastramento dos agricultores;

13- Criamos 100 novas vagas em Ceilândia e Planaltina;

14- Retomada da Multi Feira que estava alugada e com um debito de 5 milhões;

15- Deixamos um projeto para ser implantado com a criação de 780 vagas no estacionamento;

16- Instalação de 48 câmeras de vigilância.

Todas estas medidas transformaram a Ceasa. A Ceasa de 2010 dava prejuízo, após nossa gestão passou a ser disputada por quem tinha poder político.

Apesar de todas estas medidas, fomos afastados do cargo, eu e o presidente da Ceasa saímos no inicio de 2012. A Ceasa deixou de ser uma pedra no sapato e passou a ser a menina dos olhos e infelizmente na política, uma boa gestão não é o suficiente para a permanência no cargo. Uma boa gestão pode ser o fortalecimento de quem esta sem mandato e quem tem mandato não quer perder espaço.

SG- Mesmo fora do governo e sem estrutura financeira você sempre alcança boas votações. Ao que você atribui este sucesso?

GJ- Humildade e muito trabalho (sem vaidade política). Busco as necessidades da população, para a população e com a população. Estou sempre à disposição para ajudar qualquer causa justa.

SG- Qual o partido que você esta filiado?

GJ- Por ser militar não posso me filiar a nenhum partido, só posso me filiar para disputar um cargo, 90 dias antes das eleições. Meu primeiro partido foi o PSD (2002), o PSD se fundiu com PTB (2006) e em 2010 fui para o PSB.

Em 2010 tive mais votos do que 6 Deputados eleitos para a atual legislatura. Mesmo assim o PSB não conseguiu um bom espaço para mim no governo, como já disse ocupei a vice-presidência da Ceasa, somente em 2011.

Agora aguardo uma decisão do TSE, pois entendemos que a vaga deixada pelo Deputado Benicio Tavares, condenado por compra de votos, é por direito da nossa coligação.

Num primeiro momento o TRE-DF cassou o mandato do Benicio, mas não cassou seus votos. Entendemos que se os votos foram comprados o correto seria cassar os votos da legenda. Assim na recontagem de votos nossa legenda teria direito a mais uma vaga e por ser o 1º suplente da legenda o mandato seria meu.

SG- Em 2014 você será candidato?

GJ- Continuo com o sonho de ser Deputado. Em 2014, procurarei uma legenda que não queira apenas usar meus votos e com o apoio da família, amigos e principalmente da comunidade devo tentar realizar meu sonho mais uma vez.

Em 2010 fui o candidato que teve mais votos na Ceilândia, mais de 8 mil votos. Se a Democracia permitir que um candidato sem condições financeiras chegue ao poder, tenho certeza de que minha hora vai chegar.

Quero representar minha cidade, a Ceilândia.

Minha categoria, os Militares.

E Minha crença, os Cristãos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui