Da redação
A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) passou a integrar o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Alimentos, conhecido como INCT FoRC, coordenado pela Universidade de São Paulo (USP). O instituto reúne pesquisadores brasileiros e internacionais para ampliar o aproveitamento da biodiversidade nacional no desenvolvimento de novos alimentos, ingredientes funcionais e tecnologias sustentáveis para o agronegócio e a indústria alimentícia.
De acordo com Bernadette D. G. M. Franco, professora da USP e coordenadora-geral do INCT FoRC, o objetivo é consolidar um modelo de pesquisa multidisciplinar voltado à solução de desafios reais na área de alimentos. “O objetivo é estudar toda a jornada dos alimentos, desde sua origem na natureza até sua aplicação na promoção da saúde humana e na produção sustentável, aproximando ciência, produtores rurais e indústria”, afirmou.
O instituto conta com a participação de especialistas de instituições como Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), EPAMIG, Fundecitrus, startups e parceiros internacionais. As pesquisas são organizadas em três frentes: prospecção da biodiversidade, desenvolvimento de novas tecnologias e fortalecimento das cadeias produtivas, incluindo capacitação de produtores rurais e estudos de impacto.
A iniciativa evolui do Centro de Pesquisa em Alimentos (FoRC), criado em 2014, e receberá R$ 10 milhões em investimentos distribuídos por cinco anos, provenientes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Esses recursos permitirão ampliar pesquisas, estimular novas tecnologias e fortalecer a cooperação entre universidades, setor produtivo e instituições públicas.





