Início Mundo EUA suspende tarifas de 25% a produtos da Índia

EUA suspende tarifas de 25% a produtos da Índia


Da redação

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta sexta-feira (6) a suspensão de uma tarifa adicional de 25% sobre produtos vindos da Índia. A medida foi motivada pelo novo compromisso indiano de deixar de importar petróleo da Rússia, conforme detalhado em ordem executiva assinada pelo presidente americano.

A suspensão da tarifa passa a valer a partir das 0h01 deste sábado (7), no horário do leste dos EUA (2h01 em Brasília), e faz parte do novo acordo comercial anunciado esta semana entre os dois países. “A Índia se comprometeu a deixar, direta e indiretamente, de importar petróleo da Federação da Rússia”, afirma o documento oficial.

Segundo o acordo, Nova Délhi também irá ampliar as compras de produtos do setor energético dos Estados Unidos. Recentemente, o país firmou um acordo-quadro para aumentar a cooperação em defesa nos próximos dez anos. O compromisso indiano inclui gastar 500 bilhões de dólares (R$ 2,6 trilhões) em energia americana, aeronaves, peças, metais preciosos, tecnologia e carvão coque nos próximos cinco anos.

O entendimento prevê ainda que Washington reduza as tarifas “recíprocas” sobre produtos indianos, de 25% para 18%. Essas tarifas chegaram a até 50% no final do ano passado, acirrando tensões comerciais entre as duas nações.

A decisão ocorre dias após Trump declarar que o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, prometeu interromper as compras de petróleo russo, consideradas por Washington como fonte de financiamento da guerra na Ucrânia. A medida também restabelece os laços entre os líderes, e Trump voltou a chamar Modi de “um de meus grandes amigos”.