Início Coluna Fake News | TRE-DF suspende propaganda do PSDB

Fake News | TRE-DF suspende propaganda do PSDB

Por Sandro Gianelli

O desembargador do TRE-DF Renato Guanabara Leal suspendeu propaganda veiculada pelo PSDB-DF. O entendimento do TRE foi que o horário destinado à propaganda partidária gratuita estava sendo utilizado para promover propaganda eleitoral. O que fugia do foco.

Autopromoção

Os vídeos divulgados na TV, por Izalci, focaram unicamente em criticar à atual gestão do Governo do Distrito Federal. Outro ponto analisado foi que o senador Izalci, presidente do partido, se tornou o “único ou principal interlocutor”, que chegou a aparecer até na propaganda destinada à promoção e à difusão da participação feminina na política.


Fake News

O Avante, partido do vice-governador do DF, Paco Britto foi quem apresentou a liminar para o TRE. Segundo a sigla, Izalci “ataca adversário político, com propaganda negativa, afirmações absurdas, caluniosas e com o único objetivo de propagar informações falsas, conhecidas como fake news”.

Mal utilizado

Como adiantado na Coluna, de segunda-feira (14), o problema é que o horário que poderia ou deveria ser usado para apresentar as ideias ou projetos dos tucanos foi usado para atacar o GDF. Ação clara de pré-campanha e não de divulgação partidária, que é o proposito da propaganda partidária. Campanha fica para a propaganda eleitoral, que só ocorre no período das eleições.


José Gomes deixou o PTB

O deputado distrital José Gomes se filiou ao Progressistas, de Celina Leão. Quem abonou sua filiação foi o ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, presidente nacional do Progressistas. A filiação aconteceu na sexta-feira (18). José vai concorrer à Câmara dos Deputados contra Celina Leão e Rogério Rosso, entre outros.

PTB à deriva

Com a troca de partido, o PTB fica sem comando no Distrito Federal. Na quarta-feira (16), o pré-candidato a deputado federal e ex-vice presidente do partido, Paulo Fernando, trocou a sigla pelo Republicanos.


Bate papo de prestígio

O presidente do PSD do DF, ex-vice-governador Paulo Octávio, recebeu o presidente nacional do partido, Gilberto Kassab, para uma conversa com filiados e simpatizantes. Débora Carvalhido e Andreia Salles são novas filiadas e vão concorrer a uma das vagas da Câmara Legislativa. Adriana Mangabeira, concorrerá a Câmara Federal.

Simpatizantes

Chamou a atenção a presença da Coronel Maria Costa, presidente da CABE; do diretor do Detran-DF, Zélio Maia; Virgílio Neto; Ericka Filippelli; Gilcilene Maria; do distrital Jorge Viana; e Ronan Costa. O trabalho em busca de novos filiados continua a todo vapor. Nenhum deles confirmou filiação ao partido.


ENTREVISTA

Professor Jordenes

Suplente de deputado e pré-candidato a distrital

Qual será o foco da sua campanha?

Caso venhamos a conseguir legenda, nosso foco será ainda mais concentrado nas regiões vulneráveis socialmente. A pandemia tornou mais profunda a lacuna social que separa a população do Distrito Federal. Para um Professor que evidentemente lutará também por sua categoria, não é possível ignorar que seus estudantes e familiares sejam carentes de atendimento médico, transporte, emprego, habitação, entre outras necessidades. O foco então é o combate as vulnerabilidades que assolam nosso DF.

Nas eleições de 2014 seu partido não atingiu o quociente eleitoral e em 2018 você ficou como primeiro suplente. Em ambas as eleições você poderia ter sido eleito se estivesse em outros partidos. Você não teme que ocorra o mesmo em 2022?

O meu ingresso num partido do tamanho do MDB é marcado pela coragem e maturidade política. A seriedade de minhas bandeiras, precisa de um partido que tenha visibilidade e porte necessários para que elas sejam divulgadas. Tramitar entre os grandes, não diminui quem tem trabalho e história, ao contrário fortalece e dá bom ânimo aos apoiadores. O MDB fará 4 deputados distritais em 2022, pois sua nominata é construída com transparência pelo presidente do partido, deputado Rafael Prudente, chancelada magistralmente pelo Governador Ibaneis e arbitrada por uma excelente Executiva. Assim mais do que eleger deputados, o MDB está unindo mentes e projetos pelo bem do Distrito Federal. Não temo o resultado de 2022, pois como professor da rede pública de ensino, advindo das salas de aula e corredores de escola, aprendi com minha categoria a enfrentar o desafio que se apresenta, pois a capacidade de lutar já é uma vitória.

Qual é o problema da educação: estrutura, conteúdo desatualizado e desfocado da realidade ou outros fatores?

O esforço para a melhoria da estrutura física das escolas é visível. Nunca se transferiu tantos recursos para as Regionais de Ensino como agora. Além do mais, seria muito ousado de minha parte apontar o problema da Educação. Porém, ainda temos muito a avançar na melhoria da estrutura das escolas. Outro fator marcante é a disparidade salarial entre professores e demais categorias, situação que marca profundamente o espírito de quem tem um papel tão nobre e ímpar na sociedade.


Envie uma mensagem para o WhatsApp (61) 98406-8683 caso você tenha alguma notícia relacionada aos bastidores da política e queira vê-lá na Coluna do Gianelli.

*Sandro Gianelli é consultor em marketing político, jornalista e radialista. Escreve a Coluna do Gianelli para o portal Conectado ao Poder e para o Jornal Alô Brasília.