Da redação
O Centro de Tradições Populares de Sobradinho recebe, nos dias 29 e 30 de agosto de 2026, a Festa do Boi de Seu Teodoro. O evento abre o projeto Patrimônio Brincante, realizado pelo Instituto Alvorada Brasil com fomento da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal, promovendo a tradicional Morte do Boi de Seu Teodoro e homenageando o centenário do Boi da Fé em Deus, do Maranhão.
Segundo os organizadores, a programação reúne mestres, brincantes e grupos convidados do Distrito Federal, Maranhão, Pará, Goiás e São Paulo ao longo de dois dias. Haverá apresentações de Bumba Meu Boi em diferentes sotaques, shows de Carimbó Beija Flor de Marudá e homenagens especiais, incluindo participação do cantor Tião Carvalho, de São Paulo, e dos grupos Pé de Cerrado e Orquestra Popular Marafreboi, ambos de Brasília.
Guará Freire, filho de Mestre Teodoro Freire, afirmou: “Teremos o Ritual da Morte do Boi de Seu Teodoro, que acontece todos os anos em Sobradinho/DF. Vamos manter a tradição e fazer valer a nossa cultura popular, aquilo que os nossos ancestrais deixaram com legado para nós”. Os anfitriões Boi de Seu Teodoro e Tambor de Crioula de Seu Teodoro realizam apresentações especiais nas duas datas.
De acordo com os organizadores, o evento tem entrada gratuita, classificação livre, infraestrutura com tendas cobertas, brigada de emergência e equipe de apoio especializada. As atividades contam com acessibilidade em Língua Brasileira de Sinais (Libras) e seguem as diretrizes das leis “Não é Não” (Lei Federal nº 14.786/2023) e “Por Todas Elas” (Lei Distrital nº 7.241/2023) sobre acolhimento e segurança.



