Bartolomeu Chaves compete a partir desta terça-feira, dia 3, no atletismo
O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) está na torcida por Bartolomeu da Silva Chaves, mais conhecido como “Passarin”, que está em Paris para competir e representar o Brasil, a partir desta terça-feira, dia 3, nas Paralimpíadas 2024, na modalidade de atletismo, classe T37, nos 400 e 200 metros. O atleta é filho de Elinalda Martins, apelidada de “Paraguaia”, que trabalha há mais de 10 anos como prestadora de serviços de limpeza da autarquia.
Nesta paralimpíada, “Passarin” pretende medalhar. Em maio deste ano, ele ganhou medalha de ouro na modalidade de 400 metros, da classe T37, no mundial de atletismo paralímpico, que aconteceu em Kobe, no Japão.
Paraguaia sente muito orgulho e felicidade em ver as conquistas do seu filho até aqui e ter a oportunidade de representar o país nas Paralimpíadas de 2024. Ela está na torcida por seu filho.
Ela conta que quando Bartolomeu foi diagnosticado com paralisia cerebral e deficiência intelectual, a família achava que ele não conseguiria fazer muitas coisas, devido à sua dificuldade em se concentrar nos estudos, mas Bartolomeu começou a correr com o seu tio no estado do Maranhão e participava de competições locais.
Surgiu então a oportunidade de Bartolomeu vir para o Distrito Federal, aqui treinou num Centro Olímpico na Ceilândia, mas foi num centro de treinamento do Recanto das Emas que um professor percebeu o seu talento e o incentivou a participar de competições em São Paulo.
O atleta foi a algumas competições pagas pelos professores, em uma das seletivas, “Meeting de Atletismo”, ele não tinha o calçado de corrida adequado à competição, foi autorizado a correr descalço e ficou em primeiro lugar. Após isso, ele recebeu um kit, com vestimentas e calçados para treinamento profissional. Depois, ele foi convidado para fazer parte do Centro de Treinamento do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), localizado no estado paulista.
Para saber mais sobre a sua carreira, confira a página que o seu irmão, José Filho, o qual o acompanha, criou no Instagram, @passarin_t37 e o CPB também divulga conquistas dos ganhadores, no @brasilparalimpico.
Assista Passarin competir, a transmissão será pelo SporTV, nas datas previstas abaixo:
– Dias: 3 e 4 de setembro: 400 metros;
– Dias: 5 e 6 de setembro: 200 metros.
Fonte: Detran-DF