Início Distrito Federal Floresta Nacional de Brasília comemora 27 anos com programação ambiental e esportiva

Floresta Nacional de Brasília comemora 27 anos com programação ambiental e esportiva


Da redação

A Floresta Nacional de Brasília (Flona) celebrou neste fim de semana seus 27 anos com uma programação especial, envolvendo atividades esportivas, educativas e de bem-estar. O evento ocorreu na própria unidade de conservação, reunindo visitantes em diversas atividades, com objetivo de valorizar a conexão com o Cerrado e destacar a relevância ambiental da área.

Durante os dois dias de comemoração, visitantes participaram de trilhas guiadas, passeio ciclístico, banho de floresta, oficina de nós, aula de yoga e caminhada noturna. Caminhadas pelas trilhas Murundus, Jatobá e Pequi, e o passeio ciclístico, que contou com percursos de 10 e 15 quilômetros, estiveram entre os destaques e reuniram praticantes de diferentes idades.

Na solenidade oficial realizada para marcar a data, o secretário de Estado do Meio Ambiente, Rafael Santana, representando a governadora Celina Leão, ressaltou a importância da Flona para a preservação ambiental e para a qualidade de vida no Distrito Federal. “A Floresta Nacional não é apenas uma área protegida. Ela representa o nosso compromisso com a preservação do meio ambiente”, afirmou Santana.

Segundo o secretário, a unidade contribui também para a proteção dos recursos hídricos, da biodiversidade e beneficia tanto as atuais quanto as futuras gerações. Santana destacou que a Floresta Nacional tem papel estratégico para o abastecimento dos mananciais da região. O evento também reforçou a importância da conscientização da população sobre a preservação do Cerrado.

Criada em 1999 e administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a Flona Brasília possui mais de 5,6 mil hectares de área protegida. A unidade desempenha ainda papel relevante na promoção de pesquisas científicas, educação ambiental e no estímulo à participação comunitária em prol do meio ambiente.

A celebração teve participação de grupos de caminhada, ciclistas, escoteiros, servidores e frequentadores. O encerramento ocorreu com uma caminhada noturna de seis quilômetros. Ao final, o secretário homenageou profissionais envolvidos na preservação da Flona, parabenizando “todos os trabalhadores, servidores, colaboradores e incentivadores que ajudam a proteger este patrimônio”.