Da redação
A quinta-feira, 18 de abril, terá contrastes climáticos em diferentes regiões do Brasil. Uma massa de ar frio mantém as temperaturas baixas no Centro-Sul, enquanto o Norte enfrenta calor intenso e alta umidade. O Sul registra risco de temporais devido à chegada de novas instabilidades, especialmente entre a tarde e a noite.
O amanhecer no Sul será marcado por frio intenso, com possibilidade de temperaturas negativas e formação de geada em áreas da Serra Gaúcha, Serra Catarinense, sul do Paraná e interior de Santa Catarina. Após um dia ensolarado, um sistema de baixa pressão vindo do Paraguai pode provocar chuvas intensas, trovoadas e ventos de até 70 km/h.
No Sudeste, o tempo apresenta melhora gradativa e redução das instabilidades. Apesar disso, ainda há previsão de chuva fraca e isolada em pontos do litoral do Rio de Janeiro, Espírito Santo e leste de Minas Gerais. O frio persiste nas primeiras horas do dia na região.
No Centro-Oeste, predomina o tempo firme, com poucas nuvens. Pancadas de chuva isoladas podem ocorrer apenas no norte de Goiás e no oeste de Mato Grosso. O restante da região terá clima seco e temperaturas amenas, conforme apurado.
O Nordeste segue com o contraste entre o interior seco e o litoral mais úmido. Há alerta para temporais entre Salvador e Ilhéus, enquanto a Zona de Convergência Intertropical favorece chuvas intensas entre Ceará e Maranhão. No Norte, o calor e a umidade mantêm as pancadas de chuva e trovoadas, principalmente em Amazonas, Roraima, Acre, Rondônia, Amapá e oeste do Pará.
Já em Tocantins e no leste do Pará, o tempo deve permanecer seco, com calor intenso e baixos índices de umidade relativa do ar. Essas condições reforçam a necessidade de atenção às variações climáticas em todas as regiões do país neste período.





