Da redação do Conectado ao Poder
Fecomércio DF alerta para riscos econômicos e sociais de cortes no fundo constitucional
O presidente da Fecomércio DF, José Aparecido Freire, declarou apoio ao governador Ibaneis Rocha na mobilização para defender o Fundo Constitucional do Distrito Federal (FCDF). Em vídeo divulgado, Freire enfatizou a importância do diálogo com o Executivo, Legislativo e entidades do setor produtivo para evitar mudanças no fundo, que é considerado essencial para a saúde, segurança e educação da capital.
O sistema Fecomércio DF, integrado pelo Sesc e Senac, expressou preocupação com os impactos de possíveis cortes no fundo. “Grande parte da renda do DF depende do setor público. Alterações no fundo podem congelar salários, reduzir investimentos e enfraquecer o consumo, prejudicando diretamente o comércio e os serviços”, alertou Freire, destacando que a medida traria graves consequências econômicas e sociais para a população.
Para reforçar o apoio ao governador e buscar soluções conjuntas, o tema será o foco da reunião de diretoria da Fecomércio nesta sexta-feira, 6 de dezembro. O encontro reunirá representantes de 27 sindicatos que abrangem cerca de 227 mil CNPJs e milhares de trabalhadores do setor de comércio, bens, serviços e turismo.
Além disso, a defesa do fundo será abordada nas reuniões dos conselhos regionais do Sesc e Senac com empresários de diferentes segmentos. “Estamos unidos nessa causa para proteger um recurso essencial à geração de empregos e à manutenção do desenvolvimento da nossa capital”, afirmou Freire.