Início Distrito Federal Fundo Constitucional poderá bancar reajuste das forças de segurança sem novos repasses...

Fundo Constitucional poderá bancar reajuste das forças de segurança sem novos repasses da União

Da redação do Conectado ao Poder

GDF projeta crescimento do fundo até 2030 e envia ao governo federal estudo que sustenta aumento salarial das corporações

O Governo do Distrito Federal (GDF) informou ao governo federal que o Fundo Constitucional do Distrito Federal (FCDF) tem capacidade para absorver o reajuste salarial das forças de segurança sem a necessidade de novos repasses da União. A estimativa consta em documento assinado pelo secretário de Economia, Ney Ferraz Júnior, encaminhado nesta terça-feira (8) ao Ministério da Fazenda.

O relatório inclui projeções financeiras do FCDF até 2030 e contempla os custos com pessoal da Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros do DF. De acordo com o documento, os cálculos foram elaborados com apoio dos setores de recursos humanos das corporações e seguem os parâmetros da Lei de Responsabilidade Fiscal.

“O GDF entende que se trata de uma prioridade, um reconhecimento do trabalho da segurança no território que abriga a capital do país”, afirmou Ney Ferraz. Segundo ele, o estudo confirma que os reajustes são viáveis dentro da previsão orçamentária do fundo, sem necessidade de solicitar novos recursos ao Tesouro Nacional.

A previsão é que o FCDF, atualmente estimado em R$ 25 bilhões para 2025, alcance R$ 34 bilhões em 2030. O envio do documento marca uma nova etapa nas negociações entre o GDF e o governo federal, com expectativa de avanço nas tratativas para valorização das forças de segurança.