Início Mundo Impulsionado por ação na Venezuela, Lula quer realizar operações da PF para...

Impulsionado por ação na Venezuela, Lula quer realizar operações da PF para prender brasileiros nos EUA


Da redação

Em entrevista coletiva realizada neste domingo (22) em Nova Délhi, Índia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou a intenção de realizar operações da Polícia Federal nos Estados Unidos para combater o crime organizado, desde que haja autorização do governo norte-americano. “Eu não quero recebê-los, eu quero prendê-los”, afirmou Lula, referindo-se a criminosos brasileiros que vivem no país.

A declaração ocorreu enquanto Lula participava de uma cúpula sobre inteligência artificial e cumpria agenda oficial a convite do primeiro-ministro indiano, Narendra Modi. O presidente destacou que o governo americano já recebeu nomes, fotos e documentos de membros de organizações criminosas monitorados pelas autoridades brasileiras e residentes nos EUA.

Lula afirmou que o tema será tratado em reunião bilateral com Donald Trump, prevista para março. Ele também confirmou a participação do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, do ministro da Justiça, Wellington César Lima e Silva, além de representantes da Receita Federal e Polícia Federal nesse encontro.

O presidente destacou a importância de fortalecer cooperações internacionais no combate ao crime organizado. “Qualquer coisa que puder colocar uns magnatas da corrupção na cadeia, nós estamos dispostos a trabalhar. E esses magnatas não moram na favela, moram nos bairros mais chiques do Brasil e dos Estados Unidos”, disse.

O diretor da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, acompanhou Lula à Índia para inaugurar o cargo de adido no país, função voltada à cooperação no combate ao crime internacional. Segundo Lula, Rodrigues integrará sua comitiva em futuras viagens para expandir a atuação da PF no exterior, sempre com aval dos governos locais. Após a Índia, Lula segue para a Coreia do Sul, onde se reunirá com o presidente Lee Jae Myung e empresários.