Da redação do Conectado ao Poder
Nova unidade no Plano Piloto oferece suporte a vítimas e autores de violência doméstica com equipe multidisciplinar.

O Governo do Distrito Federal (GDF) inaugurou nesta terça-feira (8) o novo Espaço Acolher – Núcleo de Atendimento à Família e aos Autores da Violência Doméstica. Localizado na Asa Sul, o espaço tem como objetivo ampliar o atendimento especializado a famílias em situação de violência doméstica e funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, com capacidade para atender até 20 pessoas ao mesmo tempo.
O novo Espaço Acolher substituirá a unidade que atualmente opera no Edifício Fórum Desembargador José Leal Fagundes. Com a reforma e a infraestrutura montada pela equipe da Secretaria da Mulher, o local recebeu um investimento de R$ 250 mil. “O nosso trabalho é democratizar esse tipo de acesso”, afirmou a governadora em exercício, Celina Leão, durante a inauguração.
A nova unidade está equipada com 130 m² de área útil e salas de atendimento individualizado. Contará com uma equipe técnica composta por 12 profissionais, incluindo psicólogos e assistentes sociais. Os Espaços Acolher oferecem atendimento gratuito e multidisciplinar, alinhado à Lei Maria da Penha, tendo realizado mais de 16,6 mil atendimentos somente em 2024.
Giselle Ferreira, secretária da Mulher, ressaltou que “não tem como a gente debater sobre proteção à mulher sem envolver também o homem”, indicando assim a importância do acolhimento tanto para vítimas quanto para os autores de violência. O atendimento poderá ser realizado por encaminhamento judicial ou demanda espontânea para maiores de 18 anos. As atividades incluem escuta psicossocial e orientação sobre direitos.
O novo núcleo busca fortalecer mulheres vítimas de violência e promover uma abordagem para responsabilização dos autores. Ana Paula Habka, comandante-geral da Polícia Militar, destacou que a inauguração do Espaço Acolher traz um aumento na eficiência dos serviços de acolhimento, reforçando a importância da integração das forças de segurança no combate à violência doméstica.
Além da nova unidade no Plano Piloto, o GDF já conta com Espaços Acolher em outras regiões, como Brazlândia, Gama e Ceilândia, entre outras, garantindo uma rede de apoio abrangente para as vítimas de violência doméstica no Distrito Federal.




