Da redação
O Governo do Distrito Federal inicia, a partir das 9h desta quarta-feira (17), uma ação de acolhimento e assistência social destinada a pessoas em situação de rua em 54 pontos do Plano Piloto e de Samambaia. A operação é coordenada pela Casa Civil, com o envolvimento de vários órgãos do governo.
Participam da iniciativa as secretarias de Desenvolvimento Social, Saúde, Educação, Desenvolvimento Econômico Trabalho e Renda, Segurança Pública, Proteção da Ordem Urbanística, Justiça e Cidadania, além do Serviço de Limpeza Urbana, Novacap, Codhab, Detran, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Conselho Tutelar.
Segundo o Governo do Distrito Federal, os beneficiados terão acesso a serviços de saúde, educação e assistência social, além de orientações sobre cuidados com animais domésticos e benefícios, como apoio para deslocamento interestadual. Também será disponibilizado um auxílio excepcional de R$ 600 para aqueles que não conseguem arcar com aluguel.
A ação prevê ainda a oferta de vagas em abrigos e acesso a programas de qualificação profissional, como o RenovaDF, além do cadastro para unidades habitacionais. De acordo com o cronograma, após o atendimento, estruturas erguidas por pessoas em situação de rua serão desmontadas pela DF Legal.
Os pertences dos ocupantes serão levados ao local regular indicado pelo próprio responsável. Caso isso não seja possível, os itens serão encaminhados ao depósito da DF Legal, no SIA Trecho 04, Lotes 1380/1420, onde poderão ser retirados em até 60 dias, sem cobrança.
Durante a semana que antecede a ação, as secretarias realizaram abordagens sociais e atendimentos prévios nos locais definidos para mapear o público e identificar suas principais demandas, segundo informado pelos órgãos envolvidos.





