Início Distrito Federal GDF promove ação em Brasília com serviços de cidadania e valorização da...

GDF promove ação em Brasília com serviços de cidadania e valorização da cultura afro-brasileira

Da redação do Conectado ao Poder

Na Estrutural, GDF Mais Perto do Cidadão oferece atendimentos e programação cultural em celebração ao Mês da Consciência Negra.

A cidade Estrutural será palco da 64ª edição do programa GDF Mais Perto do Cidadão nos dias 14 e 15 de novembro, promovido pela Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal. O evento, que ocorrerá na Quadra 2 do Setor Norte, terá atendimento das 9h às 16h na sexta-feira e das 9h às 12h no sábado, oferecendo serviços de cidadania e celebrando o Mês da Consciência Negra.

Como parte das celebrações, a edição contará com apresentações culturais afro-brasileiras, incluindo carimbó, capoeira e maculelê, que visam valorizar a cultura afro e trazer arte e ancestralidade à comunidade local. Além disso, um trailer da Secretaria Extraordinária de Proteção Animal estará presente para realizar inscrições para castração de cães e gatos, com 220 vagas disponíveis ao longo dos dois dias.

“A cada edição, buscamos ouvir as demandas das comunidades e levar novas ações que façam a diferença na vida das pessoas. Nesta edição, além dos serviços de cidadania, estamos ampliando o cuidado com os animais e valorizando nossa cultura afro-brasileira”, afirmou Marcela Passamani, secretária de Justiça e Cidadania.

O evento oferecerá diversos serviços gratuitos, como atendimento do Na Hora, emissão de documentos, apoio da Polícia Civil, espaço infantil, cortes de cabelo e maquiagem, orientações jurídicas e sociais, além de atividades esportivas e oficinas que promovem a convivência comunitária. Está prevista a participação de aproximadamente 100 mulheres em um curso voltado para gestantes e mães de recém-nascidos, abordando temas como amamentação e cuidados pós-parto.

No sábado, os visitantes poderão aproveitar um aulão de jiu-jítsu, com inscrição gratuita no local, e um estande para inscrições na 4ª edição do Casamento Comunitário, programado para o dia 7 de dezembro no Museu Nacional da República. Espera-se que a ação mobilize a comunidade, trazendo mais integração e acesso aos serviços públicos.