Da redação
Pham Anh Tuan, presidente do Comitê Popular da Província de Gia Lai e membro do Comitê Central do Partido Comunista do Vietnã, discursou durante o Fórum de Economia Criativa baseado em tecnologia quântica, organizado na província de Gia Lai. O evento foi promovido em parceria com o Centro Nacional de Inovação, a Rede de Especialistas em Inovação e Tecnologia Quântica do Vietnã e o Centro Internacional de Ciência e Educação Interdisciplinares.
De acordo com os organizadores, participaram do fórum Tran Hong Thai, presidente da Academia de Ciência e Tecnologia do Vietnã, além de Lam Hai Giang, vice-presidente do Comitê Popular da Província de Gia Lai. Cientistas, especialistas, representantes de universidades, institutos de pesquisa, organizações de ciência e tecnologia, além de empresários e investidores também estiveram presentes, conforme as informações oficiais.
Os palestrantes destacaram a identificação das vantagens já existentes em Gia Lai, debatendo ainda o ponto de partida para inserção da província na cadeia de valor dos setores quântico e de semicondutores. Foi discutida a necessidade de organizar um ecossistema de inovação sustentável, visando integrar governo, instituições de pesquisa, empresas e investidores de forma colaborativa.
O fórum incluiu apresentações específicas relacionadas à tecnologia quântica. Os organizadores ressaltaram o papel de Gia Lai no contexto nacional e internacional de ciência e tecnologia, mencionando o alinhamento da província com tendências globais de inovação e desenvolvimento em setores estratégicos.




