Início Distrito Federal Gripe aviária no DF não compromete consumo de ovos e carne de...

Gripe aviária no DF não compromete consumo de ovos e carne de frango, diz secretário

Da redação do Conectado ao Poder

Mesmo após detecção do vírus H5N1 em ave silvestre no Zoológico de Brasília, governo assegura que produtos de origem aviária continuam seguros para a população

O secretário de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural do Distrito Federal, Rafael Bueno, afirmou nesta quarta-feira (4) que o consumo de carne de frango e ovos na capital segue seguro, apesar da confirmação de um caso de gripe aviária em ave silvestre. A declaração foi feita em coletiva de imprensa após a detecção do vírus H5N1 em um irerê — espécie de marreco — encontrado morto no Zoológico de Brasília.

Bueno destacou que o sistema de biossegurança nas granjas do DF atende aos padrões mais exigentes do mercado internacional. “Como o nosso mercado é altamente fiscalizado e voltado à exportação, temos medidas rigorosas que asseguram a qualidade dos produtos. Isso nos permite afirmar que o consumo de carne e ovos de aves é seguro, desde que os alimentos sejam devidamente preparados, seja por cozimento ou fritura”, explicou o secretário.

O vírus H5N1 é conhecido por sua alta transmissibilidade entre aves, mas apresenta baixa capacidade de infecção em humanos. O secretário informou que, desde os primeiros registros da doença no Brasil em 2023, o governo intensificou ações de monitoramento. “Fizemos um inquérito sanitário em aviários comerciais, com coleta de amostras e exames laboratoriais para identificar qualquer foco do vírus dentro das criações”, detalhou.

Como medida preventiva, o Zoológico de Brasília permanecerá fechado até o dia 12 de junho. A interdição ocorreu após exames confirmarem a presença do vírus em amostras da ave silvestre encontrada no local no último dia 25.