Da redação
Pep Guardiola recusou o convite para comandar a seleção italiana, segundo La Gazzetta dello Sport. O treinador espanhol comunicou sua decisão durante a madrugada e agradeceu o interesse da Federação Italiana de Futebol, mas afirmou “não se sentir à vontade para aceitar”.
A negativa de Guardiola obrigou a entidade a buscar outro nome. Andrea Pirlo passou a ser considerado o principal favorito para assumir o comando da Azzurra, conforme fontes ligadas à federação. Pirlo, ex-meio-campista e campeão mundial em 2006, era a alternativa da diretoria.
Guardiola avaliou a proposta devido à sua ligação com o futebol italiano, já que atuou como jogador por Roma e Brescia. No entanto, optou por priorizar o descanso após deixar o Manchester City, onde permaneceu por dez temporadas. Diferenças salariais também pesaram nas negociações.
O treinador teria pedido 20 milhões de euros por temporada, enquanto a federação trabalha com orçamento de 10 milhões de euros. O valor disponível é semelhante ao salário de Carlo Ancelotti na Seleção Brasileira. Pirlo, atualmente técnico do Dubai United, iniciou sua carreira de treinador na Juventus em 2020, e terá como desafio recuperar o prestígio da tetracampeã mundial, que ficou fora das Copas do Mundo de 2018, 2022 e 2026.





