Da redação do Conectado ao Poder
Projeto aprovado no DF garante carro oficial e servidores por quatro anos, com base em riscos identificados por inteligência
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), justificou o projeto de lei que concede benefícios a ex-governadores, como quatro servidores e um carro oficial por quatro anos, destacando a necessidade de proteção diante de ameaças crescentes. A medida foi aprovada pela Câmara Legislativa na última terça-feira (10) e, segundo Ibaneis, atende a orientações da Secretaria de Segurança Pública do DF.
“Temos informações da inteligência indicando níveis de ameaça, especialmente por conta do combate ao crime organizado, que, graças a Deus, não se instalou no Distrito Federal. O país mudou muito, e para pior. Episódios como o de 8 de janeiro e casos como o do homem-bomba aumentam a preocupação com a segurança de líderes políticos”, afirmou o governador em entrevista.
Ibaneis ressaltou que sua gestão tem sido firme no enfrentamento a práticas ilegais no DF e reconheceu que isso pode ter provocado reações. “Sempre busquei resolver os problemas, mas também sei dizer ‘não’. Essa postura contraria interesses, e tenho sido muito duro, especialmente no combate às invasões aqui na nossa cidade”, disse.
Embora defenda o projeto como essencial para proteger futuros ex-governadores, Ibaneis garantiu que abrirá mão dos benefícios para si próprio, preferindo segurança privada para sua família. “Eu não preciso do carro oficial e tenho condições de contratar segurança particular. Mas reconheço que os agentes do governo têm treinamento e acesso a informações privilegiadas, o que pode fazer diferença para a proteção dos futuros ex-governadores”, concluiu.