Ibaneis mira o Senado em 2026 e o GDF em 2030

Por Sandro Gianelli

Sempre majoritário

O governador Ibaneis Rocha (MDB) revelou que, como não pode se reeleger nas eleições de 2026, talvez tente uma vaga no Senado para continuar contribuindo com o DF. No entanto, ele destaca que, se possível, pretende retornar ao governo. “Se possível, no futuro voltar ao Governo do Distrito Federal, que é a minha paixão”, disse Ibaneis.

Sem aumento de impostos

O governador Ibaneis Rocha (MDB), busca aumentar a arrecadação sem elevar impostos. Ibaneis, afirmou que os tributos são a “última alternativa” para equilibrar as contas públicas. “A queda de arrecadação do Distrito Federal é uma queda que aconteceu em quase todo o país, por conta da queda do ICMS dos combustíveis. A queda em relação à expectativa que nós tínhamos foi menor do que a gente esperava”, disse o governador.

Mais servidores

O governador Ibaneis Rocha (MDB) anunciou a nomeação de novos monitores escolares da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF). Além disso, ele informou que seriam publicadas 100 nomeações para a carreira de apoio e mais 100 para secretários escolares no Diário Oficial.

Facilidade

O deputado distrital Joaquim Roriz Neto (PL) apresentou um projeto de lei que propõe o uso do PIX como forma de pagamento de passagens nos transportes públicos do DF, tornando o processo mais prático e ágil. “A ideia é permitir que as pessoas paguem suas passagens de ônibus e metrô usando o pix, que é a forma de pagamento mais popular entre os brasileiros”, disse Joaquim.

Reforma administrativa

Após a aprovação da reforma tributária pela Câmara dos Deputados, políticos e empresários pedem apoio do governo para a reforma administrativa. O presidente Lula (PT) não priorizou esse tema, que não está no radar do Ministério da Fazenda. O segundo semestre já está congestionado com a pauta tributária no Senado, podendo retornar à Câmara para alterações.

Contra a Reforma Tributária

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB), viaja pelo Brasil para debater a Reforma Tributária, focando no desenvolvimento econômico do estado. Caiado se tornou um crítico da proposta do governo federal, que visa substituir cinco tributos por dois impostos sobre Valor Agregado (IVAs). No Senado, ele adotou um tom moderado, mas destaca a importância de um modelo que não prejudique o pacto federativo.

Mais obras

O prefeito de Valparaíso, Pábio Mossoró (MDB), anunciou a revitalização da sinalização viária em Valparaíso pela Superintendência de Trânsito e Transporte. “A meta da nossa gestão é oferecer mais segurança aos condutores de veículos e pedestres”, disse o prefeito.

* Sandro Gianelli é consultor em marketing político, especialista em pesquisa de opinião pública, jornalista e radialista. Escreve a Coluna do Gianelli para o portal Conectado ao Poder e apresenta o Rota Atividade, de segunda à sexta, das 6h às 8h, na rádio Atividade (107,1 FM).

Envie uma mensagem para o WhatsApp (61) 98406-8683 caso você tenha alguma notícia relacionada aos bastidores da política e queira vê-la na Coluna do Gianelli.

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui