Inscrições prorrogadas até 19 para oficinas gratuitas de cultura no DF


Da redação

Jovens de 15 a 29 anos interessados em cultura popular podem se inscrever gratuitamente, até a próxima segunda-feira (19), nas oficinas de Formação de Jovens Agentes Cultura Viva, promovidas pelo Instituto Voar Cultural. A iniciativa, do Pontão Popular e Periférico Voar, oferece 40 horas de capacitação presencial e online entre janeiro e fevereiro de 2026.

Para obter o certificado, os participantes precisam concluir três módulos obrigatórios. O primeiro, “Comunicação Comunitária para Agentes de Cultura Popular”, ocorre de 19 a 24 de janeiro e aborda noções de pauta, redação jornalística e estratégias de divulgação, com carga presencial e online. O segundo módulo, “Produção Cultural”, será realizado de 26 a 31 de janeiro, com facilitação de Wdisson Rocha Leão e foco no planejamento e realização de eventos. Já o último, “Elaboração de Projetos”, acontece de 2 a 6 de fevereiro, totalmente online, sob orientação de Marco Augusto de Rezende, tratando da escrita de projetos culturais e editais.

“O jovem passa por divulgação, produção e escrita de projetos. A ideia é formar agentes com autonomia para criar, organizar e comunicar suas ações culturais”, explica o coordenador-geral, Marco Augusto de Rezende.

Além das oficinas, o projeto inclui encontros em rede, feiras culturais e a Teia da Cultura Viva, reunindo mestres, aprendizes e jovens artistas do Distrito Federal. Ao final, serão oferecidas bolsas para agentes culturais selecionados por participação e compromisso.

Financiada pela Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (Pnab-DF), a ação é resultado de cooperação entre Instituto Voar Cultural, Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF (Secec-DF) e Ministério da Cultura. Para o secretário Claudio Abrantes, o projeto “reconhece saberes que nascem nas cidades e cria oportunidades reais para que essas vozes ganhem espaço, autonomia e futuro”. As inscrições podem ser feitas pela internet; mais informações estão disponíveis no Instagram do Instituto.