Início Distrito Federal Projeto de lei propõe valor de mercado como base para ITBI no...

Projeto de lei propõe valor de mercado como base para ITBI no DF

Da redação do Conectado ao Poder

Câmara Legislativa do DF aprova proposta de lei que altera a forma de cálculo do ITBI, seguindo entendimento do STJ.

A Câmara Legislativa do Distrito Federal aprovou recentemente o projeto de lei 1593/2025, que determina o uso do valor de mercado como base para o cálculo do Imposto sobre Transmissão “Inter Vivos” de Bens Imóveis e de Direitos a eles Relativos (ITBI). A proposta, de autoria do deputado Thiago Manzoni, foi confirmada pelo plenário e agora aguarda a sanção ou veto do governador.

Esse novo texto altera a Lei 3.830/2006, que antes estipulava que o valor venal dos imóveis fosse fixado pela administração tributária. Com a mudança, o valor pelo qual os bens são realmente negociados passará a ser a referência na hora de calcular o imposto.

Uma das principais características da proposta é que o valor declarado pelos contribuintes será considerado verdadeiro, exceto se houver um processo administrativo que prove o contrário, seguindo o que estabelece o Código Tributário Nacional.

A fundamentação do projeto se baseia em uma decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que, em 2022, decidiu que o valor do IPTU não podia ser utilizado como referência para o ITBI. Essa decisão invalidou a prática de atribuir valores de forma unilateral pelos municípios, reconhecendo que o mercado imobiliário é dinâmico e sujeito a diversas influências.

Manzoni argumenta que “tal prática ignora que o mercado imobiliário é dinâmico e que diversos fatores podem influenciar o valor de determinada transação”, ressaltando a necessidade de atualização da legislação distrital para alinhar-se ao entendimento do STJ.

Agora, a proposta seguirá para análise do Executivo, que terá a decisão de sancionar ou vetar a legislação, que começará a valer a partir da publicação.