Jovens que fazem 16 anos até a próxima eleição podem votar em 2022; veja como

Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou uma nova campanha no início do mês para incentivar jovens a votar em 2022

Agência Brasil | Jovem que completar 16 anos até a data da próxima eleição poderá votar

Jovens que completarem 16 anos até 2 de outubro de 2022, data prevista para ocorrer o primeiro turno das próximas eleições gerais , podem tirar a primeira via do  título de eleitor e votar no pleito do ano que vem.

O voto para jovens de 16 e 17 anos é facultativo e passa a ser obrigatório somente a partir dos 18 anos, segundo o artigo 14 da Constituição Federal. No entanto, quem fizer parte do grupo e quiser votar nas próximas eleições, basta ficar atento ao prazo para emitir a documentação: de janeiro a maio de 2022.Continua após a publicidade

Com o objetivo de incentivar essa faixa etária a participar do processo eleitoral, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou a campanha “Bora Votar!” no início de setembro, que será veiculada até o final do ano. O projeto engloba peças veiculadas na televisão, rádio e redes sociais do TSE.

“Votar é um ato de cidadania. E estimular o exercício da cidadania é uma das missões da Justiça Eleitoral. Por isso, o primeiro voto é o momento no qual jovens eleitores podem ajudar a definir os rumos da democracia. É também um importante primeiro passo para assumirem lideranças e ocuparem espaços na vida política da sociedade”, destaca o Tribunal.

Como tirar o título?

Desde o início da pandemia da Covid-19, é possível fazer a emissão do título eleitoral de forma on-line, acessando a plataforma  TítuloNet , pelo computador, tablet ou celular. Basta clicar na opção “não tenho”, na guia “Título de eleitor” e preencher todos os campos indicados com dados pessoais, como nome completo, e-mail, número do RG e local de nascimento.

Em seguida, também é necessário anexar ao requerimento pelo menos quatro fotos para comprovação da identidade. A primeira imagem deve ser uma selfie segurando o documento oficial e as duas seguintes são da própria documentação utilizada para comprovar a identificação da primeira fotografia.Continua após a publicidade

Por fim, a pessoa deve juntar um comprovante de residência para incluir no procedimento. Homens de 18 a 45 anos devem enviar ainda o comprovante de quitação com o serviço militar, com imagens totalmente legíveis. Caso contrário, a solicitação pode ser negada pela Justiça Eleitoral.

Além disso, o pedido para emissão do título pode ser acompanhado pela internet. Para isso, basta acessar a guia “Acompanhar Requerimento” e informar o número do protocolo gerado na primeira fase do atendimento.

Fonte: Último Segundo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui