Da redação
O calendário do IPVA 2026 já está em vigor em Goiás, mantendo o mesmo modelo do ano anterior, com datas de vencimento sempre no dia 15, exceto quando coincide com fins de semana ou feriados. A principal novidade é a possibilidade de parcelar a taxa de licenciamento anual em até 10 vezes junto com o próprio IPVA. A regra não vale para veículos isentos do imposto, que não poderão parcelar o licenciamento.
O governo estadual oferece desconto de 8% para quem optar pelo pagamento em parcela única até 15 de janeiro. O abatimento é calculado sobre a Tabela Fipe, que teve alta média de 2,7% neste ano. Para os contribuintes que preferirem parcelar, a primeira parcela vence também em 15 de janeiro, independentemente do final da placa.
Nos anos anteriores, o IPVA já podia ser parcelado, porém o licenciamento era pago à parte, obrigatoriamente em cota única, junto com a última parcela do imposto. Agora, o proprietário pode dividir as duas taxas, facilitando o planejamento financeiro.
Há ainda a possibilidade de pagar o imposto em cota única, sem desconto, no segundo semestre. O prazo limite para veículos com placas finais 1 e 2 é 15 de setembro. Já para os veículos com placas finais de 3 a 0, o pagamento pode ser feito até 15 de outubro. Assim, o parcelamento pode chegar a nove vezes para finais 1 e 2, e a dez vezes para os demais.
O Detran-GO reforça a orientação de que os boletos ou o Documento Único de Arrecadação (DUA) sejam acessados apenas pelos canais oficiais — aplicativo DetranGO ON, Portal Expresso, site do Detran-GO ou presencialmente nas unidades Vapt Vupt — para evitar golpes.






