Início Mundo Lula afirma que Brasil e Índia são as maiores democracias do ‘Sul...

Lula afirma que Brasil e Índia são as maiores democracias do ‘Sul Global’, excluindo China


Da redação

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou neste sábado (21), em Nova Déli, que Índia e Brasil são as duas maiores democracias do “Sul Global”, excluindo a China dessa classificação. “O encontro entre Índia e Brasil é uma reunião de superlativos. Não somos apenas as duas maiores democracias do Sul Global. Este é o encontro da farmácia do mundo com o celeiro do mundo”, declarou Lula ao lado do primeiro-ministro indiano, Narendra Modi.

A declaração foi reiterada por Lula na sexta-feira (20), durante entrevista ao canal India Today, quando voltou a destacar a representatividade dos dois países como democracias do “Sul Global”.

A fala de Lula exclui a China, maior parceiro comercial do Brasil, do grupo de democracias. Embora o país asiático se classifique como democracia, pesquisadores e entidades internacionais o consideram uma ditadura, autocracia ou um governo que não segue o modelo de democracia liberal multipartidária.

De acordo com a organização Freedom House, a China não é um país livre, somando apenas nove pontos de um total de 100 no índice que avalia liberdade de expressão, atuação política, práticas religiosas e de imprensa. O relatório destaca que Xi Jinping, secretário-geral do Partido Comunista Chinês, consolidou um poder pessoal sem precedentes após anos de repressão a dissidências e organizações civis.

O regime chinês conta com um sistema de partido único, sem alternância partidária, restringe liberdades políticas e de imprensa, limita a atuação de associações civis e partidos de oposição, além de controlar o acesso a redes sociais e censurar conteúdos contrários ao governo.