Início Eleições Lula e Tarcísio disputam apoio do MDB para as eleições de 2026

Lula e Tarcísio disputam apoio do MDB para as eleições de 2026


Da redação

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), disputam abertamente o apoio do MDB nas eleições de outubro. No Palácio do Planalto, a estratégia é contar com um vice emedebista na chapa de reeleição, aproximando Lula do Centrão e garantindo a capilaridade do partido nas urnas. Porém, Tarcísio tem o mesmo objetivo e articula para atrair o MDB à sua base em São Paulo.

A movimentação ficou evidente quando Tarcísio, ao invés de comparecer a um evento federal em São Paulo que anunciou R$ 1,4 bilhão para o Instituto Butantan, preferiu se reunir com o deputado Baleia Rossi, presidente nacional do MDB. O encontro buscou selar o apoio do partido à reeleição do governador, dificultando os planos do PT.

As relações entre PT e MDB são marcadas por história e desconfiança. O MDB já integrou a chapa presidencial petista em 2010 e 2014, com Michel Temer como vice de Dilma Rousseff. Entretanto, o vice-presidente e ministro Geraldo Alckmin reafirmou fidelidade a Lula e descarta envolvimento nas articulações eleitorais de São Paulo, enquanto o PSB também não aceita abrir mão da Vice-Presidência.

Nos bastidores, lideranças emedebistas seguem divididas. Parte do partido resiste a uma aliança com o PT, evocando o desgaste causado pelas acusações de “golpista” feitas a Temer após o impeachment de Dilma. Ao mesmo tempo, o governo considera apoiar a candidatura ao Senado da ministra Simone Tebet, que pode disputar por São Paulo ou Mato Grosso do Sul, mas enfrenta resistência interna no MDB e pode até filiar-se ao PSB.

Segundo o analista político Rócio Barreto, o MDB vive um dilema entre negociar a Vice-Presidência com Lula, aproveitando sua liderança nas pesquisas e influência federal, ou apostar numa aliança regional com Tarcísio, mais afinada aos interesses locais e conservadores do partido.