Da redação
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva parabenizou o socialista Antônio José Seguro pela vitória nas eleições presidenciais de Portugal, realizadas neste domingo (8). Em publicação no X, Lula destacou o resultado como “expressivo” e ressaltou que a eleição foi conduzida de forma pacífica, representando “a vitória da democracia num momento tão importante para a Europa e o mundo”.
Na mensagem, Lula afirmou que o desfecho das urnas consolida “a posição de Portugal de apoio ao acordo Mercosul-União Europeia”. O presidente também declarou que o Brasil continuará trabalhando em parceria com o presidente eleito e com o primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, para fortalecer as relações bilaterais, defender o multilateralismo e promover o desenvolvimento sustentável.
Antônio José Seguro ultrapassou a marca de três milhões de votos, derrotando o candidato da extrema-direita André Ventura no segundo turno. Até as 21h30 (horário local), Seguro havia recebido mais de 3,3 milhões de votos, enquanto Ventura somava 1,6 milhão.
O pleito contou com mais de 11 milhões de portugueses aptos a votar, mas a abstenção ficou próxima de 50%. O resultado marca uma significativa rejeição à candidatura de Ventura e reforça a liderança socialista no país.
Lula concluiu sua manifestação parabenizando o povo português pelo processo eleitoral pacífico e democrático.





