Da redação
Camilla Siren, artista visual brasiliense, expõe mais de 60 obras inéditas criadas neste ano em Fantasia Concreta, aberta na Galeria Rubem Valentim, no Espaço Cultural Renato Russo. A mostra reúne pinturas, esculturas, flâmulas e bandeiras, com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do DF, informou a Secretaria de Cultura.
As obras foram concebidas como uma narrativa integrada, com espaço para interpretações individuais. “Me interessa resgatar o encantamento, a delicadeza e a capacidade de imaginar que muitas vezes vamos deixando de lado à medida que crescemos”, diz Siren.
A exposição se divide em três séries: Realismo Mágico, Contos Fantásticos e Devaneios. Também inclui uma intervenção com retroprojetor, equipamento associado ao ambiente escolar e a lembranças da infância. Um desenho criado por Camilla com alunos da Escola Parque 210/211 Sul foi incorporado à mostra.
Siren promoveu oficina com estudantes do Instituto Federal de Brasília (IFB), no campus de Taguatinga, sobre técnicas de graffiti, cultura hip-hop e possibilidades na economia criativa. O projeto prevê doar três obras a espaços públicos e acervos culturais do DF e arrecadar materiais artísticos para o campus.
Desde 2014, Siren explora mulheres, natureza e território urbano, após trajetória no graffiti e muralismo. Fernando Modesto, secretário de Cultura e Economia Criativa, disse que o apoio público fortalece a produção local. Há audiodescrição por QR Codes, atendimento agendado a pessoas com deficiência visual e intérprete de Libras sob demanda.




