Início Política Manifestação contra aumento de impostos será realizada fora do perímetro do Congresso

Manifestação contra aumento de impostos será realizada fora do perímetro do Congresso


Da redação

Uma manifestação foi convocada pelo Ranking dos Políticos nas proximidades do Congresso Nacional, em Brasília, para alertar sobre o tamanho da carga tributária no Brasil. Deputados e senadores confirmaram presença no ato, que ocorre fora do perímetro do Congresso, por orientações vigentes desde os atos de 8 de janeiro de 2023.

A organização da manifestação envolveu negociações complexas com as autoridades, devido à burocracia para autorizações e diretrizes de segurança reforçadas. Os manifestantes foram autorizados a se reunir na Alameda das Bandeiras, ao lado oposto ao gramado frontal ao Parlamento, área tradicionalmente ocupada por manifestações anteriores.

Segundo o Ranking dos Políticos, a mobilização pretende chamar atenção para as 37 tentativas de aumento de impostos registradas desde 2023, destacando os impactos dessas propostas para empresas e consumidores. Réplicas de boletos em tamanho gigante, com informações sobre tributos, serão exibidas no local como forma de protesto.

De acordo com os organizadores, a intenção é estimular a formação de uma “bancada anti-impostos” no Congresso. O Ranking dos Políticos é uma iniciativa da sociedade civil que classifica o desempenho de parlamentares e atua em defesa de políticas públicas relacionadas à transparência e controle dos gastos públicos.