Um grupo de manifestantes sem-terra invadiu por volta das 6h30 desta sexta-feira (17) o saguão do prédio do Incra no Setor Bancário Norte, em Brasília. Segundo a Polícia Militar, cerca de 80 pessoas do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) participam do protesto.
Uma vidraça foi quebrada, mas ninguém ficou ferido. A corporação também disse que não houve confronto. O G1 não conseguiu contato com o Incra até a publicação desta reportagem.
Enquanto integrantes do MST ocupavam o saguão principal, manifestantes controlavam a entrada e a saída de pessoas no edifício do Incra.
O movimento pede a regularização fundiária, desapropriação de terras para a reforma agrária no DF, distribuição mensal de cestas básicas, um projeto de desenvolvimento sustentável em um terreno de Brazlândia e o cadastro no Incra de famílias acampadas na capital federal.
Segundo o MST, uma reunião entre o governo e os manifestantes ficou marcada para o dia 23 de abril. O grupo desocupou o edifício às 10h e funcionários do Incra puderam começar a entrar para trabalhar.
Por causa da manifestação, eles ficaram impedidos de entrar no prédio. A servidora Edina Alvarenga chegou ao local às 7h55. “Não deixaram. Prejudica o trabalho porque, já que não pode entrar, a gente não pode produzir”, disse.
De acordo com a PM, como o edifício pertence a um órgão federal, a Polícia Federal é responsável por realizar possíveis prisões.
Fonte: G1