Da redação
O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) registrou aumento expressivo nas infrações por uso de celular ao volante em 2025. Foram 95.712 motoristas autuados por dirigir segurando ou manuseando o aparelho, número 24% superior aos 77.241 flagrantes contabilizados em 2024.
A prática agrava os riscos no trânsito e compromete a direção defensiva, alerta o Detran-DF. O uso do celular dificulta a sinalização de manobras e impede o motorista de manter as mãos no volante, aumentando as chances de acidentes.
As autuações por não sinalizar mudanças de direção, troca de faixa ou paradas também tiveram salto expressivo. O total de multas passou de 18.604 em 2024 para 41.981 em 2025, crescimento de 125% no período.
“Sabemos que uma direção segura exige atenção constante. O trânsito é muito dinâmico, e tudo pode mudar em questão de segundos”, destaca Marcelo Granja, gerente da Escola Pública de Trânsito do Detran-DF. Ele ressalta que, em apenas cinco segundos olhando para o celular a 60 km/h, o veículo percorre cerca de 80 metros sem a devida atenção do condutor.
Segundo o artigo 252 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), manusear o celular ao volante é infração gravíssima, com multa de R$ 293,47 e sete pontos na CNH. Já a falta de sinalização é classificada como infração grave, resultando em multa de R$ 195,23 e cinco pontos. O Detran-DF reforça a necessidade de conscientização para evitar sinistros, principalmente com motociclistas e pedestres.






