Início Mundo Netanyahu e Trump discutem negociações nucleares com o Irã

Netanyahu e Trump discutem negociações nucleares com o Irã


Da redação

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, se reunirá com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na próxima quarta-feira (11), em Washington, para discutir as negociações nucleares com o Irã. O encontro foi anunciado neste sábado pelo gabinete de Netanyahu.

Segundo o comunicado, a pauta do encontro inclui a preocupação israelense em relação ao programa nuclear iraniano e o desejo de Netanyahu de abordar limitações ao arsenal de mísseis balísticos do Irã, além da suspensão do apoio ao chamado eixo iraniano.

As negociações entre Estados Unidos e Irã avançaram na última sexta-feira (6), quando autoridades dos dois países participaram de conversas indiretas em Mascate, capital de Omã. Ambos indicaram a possibilidade de novas rodadas de diálogo em breve.

Durante as discussões, de acordo com um diplomata regional informado pelo governo iraniano, o Irã reiterou o direito de enriquecer urânio. Teerã também se recusou a tratar de sua capacidade de mísseis balísticos, considerada uma das maiores do Oriente Médio, e exige o reconhecimento internacional à sua atividade de enriquecimento.

O gabinete de Netanyahu reafirmou a posição israelense de que quaisquer negociações futuras considerem restrições ao programa de mísseis balísticos do Irã e mecanismos que impeçam o apoio iraniano a grupos aliados na região.