Da Redação do Conectado ao Poder

Todi Moreno é o administrador do Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek. Ele esteve no Programa Rota Atividade, na Atividade FM (107,1), onde discutiu o futuro dos pinheiros plantados na região, assim como, os projetos em andamento no local. O Rota Atividade é de segunda a sexta-feira das 06h às 08h.
“São 1.628 pinheiros que estão sendo retirados, vão causar um impacto visual, mas a gente tem que preservar a vida“, afirmou Todi Moreno. Segundo ele, a remoção dos pinheiros foi uma medida emergencial após um acidente envolvendo uma criança com a queda de um pinheiro. O administrador do Parque da Cidade enfatiza que todos os pinheiros do local serão retirados, destacando a importância de prevenção e responsabilidade com esse local emblemático no Distrito Federal.
Nesse contexto, ele mencionou um plano de manejo desenvolvido pelo Ibram em colaboração com a Novacap, a Secretaria de Esporte e todo o Governo, visando a supressão dos pinheiros e a revitalização do espaço. “Porque os pinheiros são árvores nativas do Sul. Eles não são do Cerrado. Por isso que, com o tempo eles não iriam resistir mesmo. Estão com cupins, estão podres por dentro. O interessante é que a gente fez esse planejamento, fazer a retirada, a supressão, como também, nós vamos fazer o replantio com a Novacap e já estamos trabalhando com a ideia de pergolados, nossos arquitetos estão fazendo todo um trabalho, existe todo um projeto para poder reocupar“, explicou Moreno.
Apesar dos riscos iminentes, apresentados pelos pinheiros, Todi afirma que ele e os vigilantes lutam diariamente, para conscientizar as famílias que continuam celebrando aniversários sob as árvores que estão sendo retiradas. Além disso, está previsto o replantio de árvores nativas do Cerrado, com os Ipês. O administrador ainda revela outra grande novidade para o Parque da Cidade. “A gente vai cuidar, vai ficar legal. Já tem um projeto aprovado, uma pista de skate muito grande e também uma de patins”, frisou.
O administrador do Parque da Cidade enfatiza que gerenciar o parque não é uma tarefa fácil, comparando-o à administração de uma região administrativa. Ele também celebra os resultados da campanha “Sorria você está sendo filmado”, que levantou uma significativa redução de 45% nos índices de ocorrências policiais em seis meses, resultado de uma parceria com a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF). Há ainda em curso uma discussão para um possível fechamento dos estacionamentos de 00h às 5h da manhã, visando desencorajar atividades ilícitas no interior do parque.
Durante sua participação no Programa Rota Atividade, Todi Moreno também abordou perguntas sobre a piscina de ondas. “A Novacap já fez a vistoria e, eu acredito que em oito meses a gente começa as obras da piscina de ondas. Vamos chutar um prazo bem amplo, é claro, que pode ser antes. Um prazo de dois anos para ela funcionar”, antecipou Moreno.




