Por Sandro Gianelli
Convenções 1
O clima das convenções partidárias estará quente nas próximas semanas. O PSB se reuniu em Brasília para convenção interna girando em torno da executiva. O bate martelo da definição dos candidatos está programado para julho. Mesmo assim, o partido socialista já turbinava nos bastidores dilemas como ser esquerda ou se aliar ao PSDB em cenários bem complexos.
Outra convenção que promete opiniões divergentes é a do Democratas. Enquanto alguns parlamentares manifestam apoio a Bolsonaro. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, articula voos mais longos.
A procuradora aposentada Bia Kicis vai concorrer a deputada federal pelo PRP. Bia é uma ativista com enorme força nas redes sociais. Só no Facebook, possui mais de 300 mil seguidores. Bia apoiará o General Paulo Chagas e o presidenciável Jair Bolsonaro.
Presidenciável
Existem rumores de que o Democratas lance o deputado federal Rodrigo Maia como candidato a presidência da República. Num primeiro momento, pode ser apenas uma estratégia para cacifar o partido, mas também pode ser uma forma de tentar fortalecer a sigla em todo os estados, tanto naqueles que tiverem candidatura ao governo, quanto na eleição de deputados federais.
Deu ruim 1
Se o Democratas fechar questão e lançar Maia à presidência, o deputado federal Alberto Fraga ficará numa situação complicada. Fraga dá como certo o apoio de Jair Bolsonaro a sua candidatura ao Governo do Distrito Federal.
Deu ruim 2
Outro fator que pode atrapalhar as articulações de Fraga e a candidatura do General do Exército, Paulo Chagas, que afirmou com todas as letras, que terá o apoio de Bolsonaro.
Vai, não vai
O General Paulo Chagas afirmou que se filiaria, nesta quarta-feira, ao PSL, partido de Jair Bolsonaro. Quem não gostou nada disso foi o presidente do PSL-DF, Newton Lins, que afirmou ao Blog do Poliglota que essa articulação não havia passado por ele. Em seguida foi divulgado que o General permaneceria no PRP, mas com o apoio de Bolsonaro.
* A Coluna é escrita por Sandro Gianelli e publicada de segunda a sexta no Portal Conectado ao Poder, no Jornal Alô Brasília e no Portal Alô Brasília