Operação da PCDF coíbe golpe da maquininha de cartão

A Polícia Civil do Distrito Federal, por meio da Coordenação de Repressão aos Crimes contra o Consumidor, a Propriedade Material e a Fraudes – Corf, deflagrou, nesta quinta-feira (22), a Operação Smoke Screen e cumpriu três mandados de busca e apreensão nas residências de dois indivíduos investigados pelo “golpe da maquininha” e por lavagem de dinheiro. As buscas ocorreram em Ceilândia/DF e em Valparaíso de Goiás/GO.

Os fatos chegaram ao conhecimento da PCDF por meio de registro de ocorrência policial. De acordo com o noticiado, em dezembro de 2023, um homem, de 37 anos, chegou até um estabelecimento comercial, situado na Asa Sul, se apresentou como técnico e disse que os extintores precisavam ser trocados, o que de fato era verdade. O pagamento ocorreu com uso cartão de crédito por meio de uma maquininha POS (ponto de venda). Nesse momento, o homem argumentou que o sinal da internet estava fraco e que a operação precisava ser repetida, momento em que realizou lançamentos no total de R$ 21.872,60 quando deveria ser de R$ 250.

A maquineta estava vinculada a outra pessoa, de 44 anos, e a uma suposta distribuidora de bebidas e mercearia, localizada em Ceilândia. Há pelo menos outras dez ocorrências policiais que noticiam o modo de agir do investigado. Ele se aproveita dos serviços de troca de extintores para praticar o golpe.

Por semelhante conduta, o investigado tinha assinado acordo de não persecução criminal com o MPDFT, em 16/06/2023, sendo que uma das condições é o não cometimento de outra infração penal.

PCDF Alerta
Para se prevenir do “golpe da maquininha”, siga essas dicas:
• Sempre confira o valor da transação antes de confirmar a compra
• Não se afaste da máquina enquanto o pagamento estiver sendo feito
• Prefira realizar pagamentos por aproximação e evite entregar o cartão ao vendedor
• Não realize transações se o visor da maquineta estiver quebrado ou com sinais de adulteração
• Peça o comprovante da transação e confira o valor
• Redobre sua atenção se o vendedor disser que o terminal de pagamento apresentou mensagem de erro ou que está sem internet e que vai precisar repetir a transação

Fonte: PCDF

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui