Início Política Oposição critica desfile homenageando Lula; Novo diz que vai pedir inelegibilidade

Oposição critica desfile homenageando Lula; Novo diz que vai pedir inelegibilidade


Da redação

A oposição ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou o desfile da escola de samba Acadêmicos de Niterói, que homenageou o petista no Carnaval. O Partido Novo anunciou que irá acionar a Justiça Eleitoral para pedir a inelegibilidade de Lula, alegando uso de dinheiro público para promoção pessoal.

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), principal adversário de Lula, acusou o presidente de utilizar recursos arrecadados via impostos para “fazer campanha antecipada para ele mesmo”. Segundo Flávio, “o dinheiro do suor do povo trabalhador brasileiro, que deveria ser devolvido em serviços, está sendo torrado num desfile de carnaval”. Ele classificou o ato como “um crime” e comparou a situação à inelegibilidade imposta ao seu pai, Jair Bolsonaro, pelo TSE após reunião com embaixadores.

O presidente do Novo, Eduardo Ribeiro, afirmou que o partido irá ajuizar uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) tão logo Lula registre sua candidatura. “O desfile é uma peça de propaganda do regime Lula. Financiada com o seu dinheiro. A lei deve ser igual para todos”, declarou Ribeiro nas redes sociais.

Outros parlamentares da oposição também reagiram. O líder do PL no Senado, Carlos Portinho (RJ), considerou o evento um “grave ilícito eleitoral” e Sérgio Moro (União Brasil-PR) ironizou: “Faltou o carro da Odebrecht e do Sítio de Atibaia”, classificando o desfile como um “deprimente espetáculo de abuso do poder”.

O deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) e o senador Cleitinho (Republicanos-MG) sugeriram que, caso o homenageado fosse Bolsonaro, a resposta das instituições seria diferente. Cleitinho questionou se o Supremo Tribunal Federal agiria da mesma forma caso festas similares fossem feitas em homenagem ao ex-presidente.