Da redação
Morreu nesta sexta-feira, aos 68 anos, Oscar Schmidt, ex-jogador e ídolo do basquete brasileiro. Oscar passou mal durante a tarde e foi levado ao Hospital e Maternidade Municipal Santa Ana (HMSA), próximo de sua residência em Alphaville. Ele já estava em parada cardiorrespiratória no caminho e chegou à unidade sem vida.
Conhecido como “Mão Santa”, Oscar deixou a esposa, dois filhos e um grande legado no esporte, especialmente pela trajetória na seleção brasileira de basquete. O ex-atleta construiu uma carreira marcada por dedicação e contribuições significativas ao basquete nacional e internacional.
Em nota, a família lamentou a morte e ressaltou a trajetória de sucesso e o impacto humano e esportivo de Oscar. Segundo o comunicado, “é com profundo pesar que comunicamos o falecimento de Oscar Schmidt, um dos maiores nomes da história do basquete mundial e uma figura de imenso significado humano e esportivo”.
A família informou que o velório será restrito a familiares e amigos próximos, respeitando o desejo de privacidade neste momento de luto. O texto destaca ainda que Oscar enfrentou, por mais de 15 anos, uma batalha contra um tumor cerebral “com coragem, dignidade e resiliência”.
Os familiares agradeceram as manifestações de carinho, respeito e solidariedade, e lembraram que o legado de Oscar permanecerá vivo na memória coletiva, na história do esporte brasileiro e no coração de todos que foram tocados por sua trajetória.





