Pábio Mossoró fala sobre a importância do VLT para Valparaíso de Goiás

Pábio Mossoró

O assunto do momento em Valparaíso de Goiás é a chegada do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), que entrará em testes entre o município goiano e Brasília.

A nova alternativa tem animado os moradores da região, que utilizam transporte público para ir e vir da capital federal. 

O projeto é uma iniciativa do Governo Federal, Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) e Secretaria do Entorno. Além disso, conta com a parceria do Governo Municipal de Valparaíso de Goiás.

A autorização foi dada pelo antigo Ministério das Cidades, atual Ministério do Desenvolvimento Regional. A previsão é que o VLT funcione nos próximos meses em caráter experimental para verificar a velocidade, segurança e tempo de duração da viagem. 

Os três vagões com o comprimento de 18 metros cada e que alcançam a velocidade de 76 km/h, serão transferidos de Recife para o Distrito Federal. Eles vão ser operados pela CBTU e utilizarão os trilhos já existentes da Ferrovia Centro Atlântica. Atualmente, a linha férrea é usada por trens de carga. 

A fase de testes está programada para acontecer no período de 6 meses, quando cerca de 600 passageiros de Valparaíso terão caminho aberto para conhecer o trajeto até o DF e poderão utilizar gratuitamente o meio de transporte. Os pontos de embarque e desembarque ainda não foram definidos. 

Segundo o prefeito Pábio Mossoró, o VLT ajudará a desafogar o trânsito na BR-040 e a reduzir o tempo do trajeto entre Valparaíso e Brasília. Para ele, esse é um projeto sonhado há anos e que será de grande serventia para a população valparaisense. “Estamos confiantes nesta alternativa que vai ajudar muito na locomoção de quem estuda e trabalha na capital”, afirmou.

Ainda de acordo com Mossoró, a iniciativa atende uma demanda de urgência da região e tem o apoio do Governo Municipal.

A nossa expectativa é que tudo dê certo. Nós temos sempre que trabalhar e esperar que coisas positivas se tornem realidade para atender os moradores da nossa cidade. Os passageiros que saem ganhando com tudo isso”, concluiu.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*

code