Palco Giratório: 26ª edição do projeto estreia no DF nesta quinta (06)

- Publicidade -

No total, serão 14 espetáculos gratuitos com diversas temáticas. Entre elas, intergeracionalidade, negritude e inclusão

O maior projeto itinerante de artes cênicas do país, o Palco Giratório, estreia no Distrito Federal nesta quinta-feira (6), com o espetáculo “Herança”, da Cia mineira Burlantins, no Teatro Sesc Garagem, localizado na 913 Sul. Peça de sucesso no eixo Rio-São Paulo, a montagem foi vencedora do Prêmio Bibi Ferreira de Teatro no ano passado. 

A 26ª edição do Palco Giratório circulará em todo o país até dezembro, com 404 apresentações e 264 cursos e oficinas, realizadas por 17 grupos artísticos. Espetáculos de teatro, dança e circo compõem a programação dessa edição, que alcançará 80 cidades de 25 estados e Distrito Federal.  

No DF, no total, serão 14 espetáculos com diversas temáticas, que retratam importantes questões em debate na sociedade, como a intergeracionalidade, a negritude, a acessibilidade e a inclusão. As apresentações acontecerão principalmente no Teatro Garagem (913 Sul), mas também estão previstos eventos nas unidades do Sesc do Gama, do Setor Comercial Sul e da 504 Sul. 

As crianças também são contempladas no circuito. A opereta infantojuvenil “Cabelos Arrepiados”, da companhia Buia Teatro de Manaus, é um exemplo. Premiado como Melhor Grupo de Teatro do Brasil em 2022, o grupo traz um espetáculo inspirado na literatura fantástica de autores como Edgar Allan Poe e Tim Burton. O circo também está representado na circulação com espetáculos como “Mar Acá”, do Grupo Locômbia Teatro de Andanças, formado por atores colombianos que vivem em Roraima. 

Em todos os dias, a entrada é gratuita, sujeita à lotação do espaço. Confira abaixo a lista de espetáculos deste ano: 

  • Herança- Cia. Burlantins (MG) 
  • Quatro Luas – O Bando Coletivo de Teatro (PE) 
  • O equilibrista – Cia. YinsPiração Poéticas Contemporâneas (DF) 
  • Mundos – Uma viagem musical pela infância dos cinco continentes, Grupo Maria Cutia de Teatro (MG) 
  • Nuvem de pássaros – Movidos Dança (RN) 
  • Similitudo – Projeto PÉS, Teatro-Dança para Pessoas com Deficiência (DF) 
  • Maria Firmina dos Reis – Núcleo Atmosfera (MA) 
  • Mar Acá – Grupo Locômbia Teatro de Andanças (RR) 
  • Leci Brandão – Lapilar Produções Artísticas (RJ) 
  • Desvio – Muovere Cia de Dança (RS) 
  • Cabelos arrepiados – Buia Teatro Company (AM) 
  • Alegria de náufragos – Coletivo Ser Tão Teatro (PB) 
  • Adobe – Luciana Caetano – Grupo Solo de Dança (GO) 

Acesse aqui a programação completa do Palco Giratório no DF. 

Histórico 

O Palco Giratório foi lançado em 1998 e já contou com a participação de 380 grupos artísticos de todas as regiões brasileiras, oferecendo aproximadamente 10 mil apresentações a um público estimado em 5 milhões de espectadores.  

Para o diretor regional do Sesc-DF, Valcides de Araújo, o projeto não é apenas uma plataforma de expressão artística, mas também um elo de união entre as diversas regiões do nosso país. “Por meio dele, promovemos o acesso à cultura, fomentamos a diversidade e impulsionamos a inclusão social. Cada apresentação é uma oportunidade de refletirmos sobre nossa identidade e de compartilharmos histórias que nos conectam e enriquecem”. 

Segundo a a Diretora de Programas Sociais do Departamento Nacional do Sesc, Janaina Cunha, ao longo de 26 anos de atuação, o Palco Giratório se consolidou como um importante projeto de difusão e intercâmbio de artes cênicas. “A chave do sucesso da iniciativa está na curadoria, formada por profissionais do Sesc de todo o país, que acompanham o cenário teatral em suas regiões e trazem seus olhares para uma discussão coletiva. Desse compartilhamento nasce a programação do circuito anualmente, uma importante amostra da produção cênica brasileira”, explica.  

SERVIÇO 

Sesc Palco Giratório 

Quando: 06 a 23 de junho 

Local: Teatros do Sesc 

Entrada: gratuita, sujeita à lotação dos espaços 

Mais informações: www.sescdf.com.br 

Fonte: Sesc-DF

Notícias no seu celular
Clique aqui e faça parte da nossa comunidade exclusiva onde você receberá as notícias mais recentes e importantes publicadas pelo Conectado ao Poder diretamente no seu celular.

Siga o Conectado ao Poder no Instagram
Clique aqui e siga o Conectado ao Poder no Instagram e fique por dentro das novidades, análises e atualizações exclusivas!

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui