Para Paula Belmonte, o Governo Federal teve sua parcela de culpa no desfecho do 8 de janeiro

Por Sandro Gianelli

Questionamentos sobre os Atos Antidemocráticos

A deputada distrital Paula Belmonte (Cidadania) questionou o ex-ministro Anderson Torres durante seu depoimento na CPI da Câmara Legislativa. Ela apontou uma omissão na investigação sobre os gradis de segurança, destacando a necessidade de uma investigação mais ampla pela CPI dos Atos Antidemocráticos.

Omissão

Paula também ressaltou a omissão de órgãos federais, citando o presidente Lula (PT), que afirmou que “abriram e entraram numa facilidade”. “Mas no Plano de Ações Integradas (PAI) que o senhor (Anderson Torres) menciona, o STF, o Palácio do Planalto e o Ministério da Justiça, também se responsabilizaram de colocar esses gradis e esses gradis não estavam lá”, questionou Paula.

Nomeação

“Esta conquista vai além de números, trazendo soluções reais para os desafios que enfrentamos e fortalecendo nossa administração”, disse o governador Ibaneis Rocha (MDB) sobre a nomeação dos novos procuradores do DF, que terá mais de 30% de aumento no quadro de profissionais.

Homenagem

O deputado distrital Rogério Morro da Cruz (Sem partido) convidou toda a população de São Sebastião para a sessão solene em homenagem aos líderes comunitários da cidade. O evento aconteceu na última segunda-feira (14), no Plenário da Câmara Legislativa. “Tenho orgulho em poder homenagear essas pessoas que desempenham um papel crucial na sociedade, atuando como ponte entre os moradores e os representantes políticos. Eles trabalham incansavelmente para garantir que as necessidades e preocupações da comunidade sejam ouvidas e consideradas”, disse Rogério.

Depoimento sobre o MST

O líder do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), João Pedro Stédile, prestou depoimento na CPI do MST na Câmara. Em sua chegada houve um tumulto devido à presença de dezenas de apoiadores e Stédile teve que ser escoltado até o plenário, onde pessoas que estavam no local discutiram com a Polícia Legislativa. Após isso, o presidente da comissão, deputado Zucco (Republicanos) restringiu o acesso ao plenário a parlamentares, assessores e imprensa. Antes do depoimento, Stédile ressaltou que iria falar apenas o que sabia.

Tá falado

“Invasão de terra é crime, como fazem os fazendeiros do Mato Grosso do Sul invadindo terra indígena. O que o MST faz é ocupação de terra, como uma forma de pressionar para que se aplique a Constituição. Invasão de terra ou de qualquer bem público é quando alguém faz isso em proveito próprio, e aí se caracteriza como esbulho possessório e é criminalizado pelo Código Penal”, comparou Stedile.

Caiado sobre o MST

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB), criticou o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e afirmou que não há registros da organização em Goiás. De acordo com Caiado, a atuação do MST deveria ser encerrada no Brasil e ele se referiu a isso como algo “inadmissível e inaceitável”. “Um país com tamanha capacidade de pesquisa e desenvolvimento da agropecuária, fica imaginando um cidadão que se acha no direito de invadir propriedade. Goiás não tem nenhuma invasão, não existe. Nem em beira de rodovia, nem em lugar nenhum”, disse o governador.

Maratona da iluminação

A prefeitura de Planaltina Goiás, está implantando uma nova iluminação pública de LED nas ruas do Residencial Caic. As lâmpadas antigas estão sendo substituídas por luminárias de LED de alta potência, resultando em economia de energia e maior iluminação das ruas. A maratona visa trazer mais segurança para os moradores da região. O prefeito Delegado Cristiomário (UB) sabe o quanto a troca da iluminação vai impactar na segurança pública da cidade.

* Sandro Gianelli é consultor em marketing político, especialista em pesquisa de opinião pública, jornalista e radialista. Escreve a Coluna do Gianelli para o portal Conectado ao Poder e apresenta o Rota Atividade, de segunda à sexta, das 6h às 8h, na rádio Atividade (107,1 FM).

Envie uma mensagem para o WhatsApp (61) 98406-8683 caso você tenha alguma notícia relacionada aos bastidores da política e queira vê-la na Coluna do Gianelli.

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui