Início Distrito Federal PCDF realiza operação contra facção de São Paulo que atuava no Distrito...

PCDF realiza operação contra facção de São Paulo que atuava no Distrito Federal


Da redação

A Polícia Civil do Distrito Federal deflagrou a Operação Jubilados para desarticular uma estrutura de facção criminosa originária de São Paulo que, segundo as investigações, tentou ampliar sua atuação no Distrito Federal. Estão sendo cumpridos 21 mandados de prisão temporária e 27 de busca e apreensão em endereços diversos.

As ações ocorrem em regiões como São Sebastião, Itapoã, Samambaia, Sol Nascente, Ceilândia, Santa Maria, Candangolândia, Gama, Planaltina e Estrutural, além de unidades prisionais no Distrito Federal. As diligências também alcançam Águas Lindas de Goiás, Sorocaba e Indaiatuba, em São Paulo. A Polícia Civil informou que a operação é um desdobramento da Operação Mosaico, coordenada pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado do Distrito Federal e realizada em dezembro de 2025.

Conforme a investigação, análise de materiais já apreendidos permitiu aos policiais identificar grupos usados pela organização para comunicação e coordenação. Um destes, denominado “Faculdade Brasília”, reunia cerca de 80 integrantes e era utilizado para transmitir ordens, organizar arrecadações, coordenar atividades e prestar assistência a membros presos. Outro grupo, chamado “Juntos Somos Mais Fortes DF”, também era empregado na comunicação interna.

Segundo a Polícia Civil, a estrutura investigada contava com setores dedicados ao controle de armas e munições, finanças, cadastro de integrantes, disciplina, recrutamento e expansão territorial. A corporação identificou ainda núcleos de inteligência e contrainteligência, além de mecanismos para ampliar pontos de venda de drogas denominados “lojas”. Os suspeitos são investigados por participação em organização criminosa, crime previsto na Lei nº 12.850/2013, e as apurações continuam para identificar outros envolvidos e possíveis ilícitos.