Início Economia Percentual de famílias com dívidas cresce, mas inadimplência cai

Percentual de famílias com dívidas cresce, mas inadimplência cai


Da redação

O percentual de famílias brasileiras endividadas atingiu 79,5% em janeiro, igualando o recorde registrado em outubro de 2023. Os dados fazem parte da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), divulgada nesta terça-feira (6) pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). O nível de endividamento, que era de 78,9% em dezembro, vinha de 76,1% em janeiro do ano passado.

Segundo a pesquisa, o endividamento é mais prevalente entre famílias com renda até três salários mínimos, atingindo 82,5%, enquanto cai para 68,3% entre aquelas que ganham mais de dez salários mínimos. Desde janeiro, o salário mínimo é de R$ 1.621. Dos endividados, o cartão de crédito é o principal responsável, presente em 85,4% dos casos, seguido por carnês (15,9%) e crédito pessoal (12,2%).

O comprometimento médio com dívidas é de 7,2 meses, enquanto 29,7% da renda familiar é destinada ao pagamento dessas obrigações. Além disso, 19,5% das famílias declararam comprometer mais da metade da renda com dívidas. A pesquisa, que ouviu 18 mil famílias em todo o país, leva em conta diferentes tipos de débito, como cartão de crédito, cheque especial, carnês, empréstimos e financiamentos.

Apesar do alto endividamento, a inadimplência recuou pelo terceiro mês consecutivo, atingindo 29,3% em janeiro. Entre as famílias com renda de até três salários mínimos, a parcela de inadimplentes chega a 38,9%. O tempo médio de atraso é de 64,8 dias, sendo que 12,7% afirmaram não ter condições de quitar os débitos atrasados.

A CNC alerta para o impacto dos juros altos, com a taxa Selic fixada em 15% ao ano, dificultando o pagamento das dívidas. A projeção é que o endividamento siga em alta no primeiro semestre, podendo atingir 80,4% em junho, enquanto a inadimplência deve cair para 28,9% com a esperada redução da Selic a partir de março, segundo o economista-chefe da CNC.