Início Brasil 66% dos brasileiros são contra candidatura de Lula em 2026 revela pesquisa

66% dos brasileiros são contra candidatura de Lula em 2026 revela pesquisa

Da redação do Conectado ao Poder

Levantamento da Genial/Quaest também aponta desejo de eleitores por desistência de Bolsonaro na disputa presidencial.

Uma pesquisa da Genial/Quaest divulgada na quinta-feira, 5 de junho de 2025, revela que 66% dos brasileiros se opõem à candidatura do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas próximas eleições de 2026. O levantamento também destaca que 65% dos entrevistados acreditam que o ex-presidente Jair Bolsonaro deve desistir de sua candidatura e apoiar outro candidato.

A pesquisa indica que 26% dos eleitores defendem que Bolsonaro deve manter sua proposta de candidatura, mesmo enfrentando um status de inelegibilidade. Entre os simpatizantes do PT, 84% estão a favor de Lula concorrer novamente, enquanto entre os que não possuem um posicionamento político definido, 73% acreditam que ele não deve se candidatar. A resistência à candidatura de Lula é maior entre os eleitores de Bolsonaro, onde 95% se manifestam contrários a essa possibilidade.

Do lado de Bolsonaro, 78% dos que apoiam o PT acham que o ex-presidente deveria retirar sua candidatura. Além disso, 70% dos entrevistados que não se identificam com um lado político também concordam que ele deve desistir. Curiosamente, 55% dos eleitores que tendem mais à direita, que não apoiam Bolsonaro, também defendem que ele deve abrir mão de sua candidatura. Somente 38% dos que se identificam como bolsonaristas são favoráveis à desistência.

Por outro lado, 13% dos brasileiros ainda apoiam a proposta de candidatura de Bolsonaro, mesmo ele estando inelegível no momento. Se as eleições de 2026 fossem realizadas hoje, Lula estaria em um cenário de empate técnico no segundo turno contra pelo menos cinco possíveis candidatos: Tarcísio de Freitas (Republicanos), Michelle Bolsonaro (PL), Ratinho Jr. (PSD), Eduardo Leite (PSD) e Jair Bolsonaro (PL).

Conforme a pesquisa anterior, divulgada em abril de 2025, Lula aparecia vencendo todos os seus concorrentes, empatando apenas com o ex-presidente Bolsonaro. Atualmente, ambos têm 41% das intenções de voto, com uma margem de erro de dois pontos percentuais.

O estudo foi realizado com cerca de 2 mil entrevistas, abrangendo brasileiros a partir de 16 anos, e sua margem de erro é estimada em 2 pontos percentuais.