Da redação

Mais da metade das pessoas ouvidas dizem que se embasam nesse meio para ficar bem informada

As redes sociais são o principal veículo de informação para as pessoas buscarem notícias sobre sua cidade, é o que diz a pesquisa “O perfil do eleitor conectado”, publicada recentemente e apresentada nesta quarta-feira (29), no Programa Conectado ao Poder, da TV União. De acordo com o estudo, cerca de 55% dos cidadãos acessam essas ferramentas para saber o que passa ao seu redor.

De acordo com a coordenadora do projeto, a doutoranda pela Universidade de Brasília (UNB) e Professora do Portal Presença Online, Maíra Moraes, cerca de 4 mil pessoas foram ouvidas.

A rede social mais acessada é o Facebook, com 71% da preferência dos entrevistados, seguida do Instagram, com 46%; e o Twitter, com 14%.

Na contramão dessa descoberta está que os tradicionais jornais impressos e revistas aparecem na última colocação, com apenas de 10% de procura da população para se manter bem informada acerca de seu cotidiano. “Isso significa que, se sai uma notícia ruim sobre você nesses veículos, você não precisa se preocupar tanto”, pondera Maíra.

A surpresa ficou por conta dos blogs de notícia. Tão marginalizados por tanto tempo, a ferramenta está em segundo lugar, com 37% das preferências. “Hoje em dia, todos nós podemos ser produtores de notícias. O que é bom, mas também pode gerar uma crise de credibilidade”, finaliza a pesquisadora.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.