Início Mundo Petróleo fecha em forte baixa com expectativa de retomada nas negociações EUA-Irã

Petróleo fecha em forte baixa com expectativa de retomada nas negociações EUA-Irã

- Publicidade -


Da redação

O preço do petróleo registrou queda significativa após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmar ter cancelado um ataque planejado contra instalações energéticas do Irã. O petróleo WTI com entrega em setembro recuou 5,11%, valendo US$ 80,34 por barril na New York Mercantile Exchange. O Brent para outubro caiu 4,73%, a US$ 83,77 por barril na Intercontinental Exchange de Londres.

Segundo analistas, a variação negativa dos preços está relacionada à possível retomada de negociações entre Estados Unidos e Irã, apesar da incerteza quanto aos avanços concretos. O analista de inteligência de mercado da Stonex, Bruno Cordeiro, afirma que “a queda expressiva dos preços acaba refletindo as expectativas dos investidores em relação à possibilidade de ter uma retomada das negociações”.

Trump declarou que suspenderia um ataque contra o Irã e que iniciaria tratativas com o país, após solicitação de Arábia Saudita, Emirados Árabes e Catar. O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Irã, Esmail Baghaei, afirmou que as conversas em andamento, mediadas por Omã, tratam apenas da segurança temporária do Estreito de Ormuz.

Enquanto isso, seis superpetroleiros sauditas desviaram a rota tradicional no Golfo de Áden e seguiram rumo ao sul da África, após ameaças dos Houthis do Iêmen a embarcações sauditas. Dados da rastreadora MarineTraffic indicam baixa no tráfego marítimo nos estreitos de Ormuz e Bab el-Mandeb em função das tensões regionais.